Escolha da BBC para 2022

Nathalie Bécquart, uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo

| 9 Dez 2022

Nathalie Becquart foto c antonio marujo tirada em lisboa a 13 marco 2022

Nathalie Bécquart “é uma das várias líderes que aconselham o Papa em assuntos importantes para a Igreja Católica, além de ser a única mulher com direito a voto [durante o próximo Sínodo dos Bispos]”, escreveu a BBC. Foto © António Marujo.

A BBC incluiu a irmã Nathalie Bécquart entre as 100 mulheres mais inspiradores e influentes do mundo em 2022. A lista foi anunciada pela cadeia televisiva no dia 6 de dezembro e integra numerosas mulheres que se tornaram conhecidas por encabeçarem protesto e lutas pelos direitos humanos em situações críticas, como a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, ou Alice Pataxó, ativista climática, defensora dos direitos do povo Pataxó (Brasil).

Justificando a inclusão da freira francesa da Congregação de Xavières (uma ordem do universo jesuíta inspirada na figura de São Francisco Xavier), a BBC escreve: “a sua nomeação pelo Papa Francisco como subsecretária do Sínodo dos Bispos fez dela a primeira mulher a ocupar esse cargo. Ela é uma das várias líderes que aconselham o Papa em assuntos importantes para a Igreja Católica, além de ser a única mulher com direito a voto [durante o próximo Sínodo dos Bispos]. (…) Bécquart foi a primeira mulher diretora do Serviço Nacional de Evangelização de Jovens e Vocações em França”.

Nathalie Bécquart disse ao 7MARGENS em entrevista em junho deste ano, já depois de ter sido nomeada pelo Papa Francisco: “Este sínodo é o acontecimento eclesial mais importante desde o [Concílio] Vaticano II. Não é sobre um tema como outros – tivemos o sínodo sobre a família, o sínodo sobre os jovens… –, é um sínodo sobre a identidade mais profunda da Igreja, que não o será sem redescobrir a natureza constitutiva da sinodalidade que faz parte de si própria, enquanto comunhão missionária.”.

A lista que a BBC divulgou é dominada por mulheres de relevo da Ucrânia e do Irão, mas dela fazem também parte figuras como Úrsula Van der Leiden, presidente da Comissão Europeia, ou a atleta recordista do triplo salto Yulimar Rojas (Venezuela), ou ainda a estrela pop russa Alla Pugacheva. Pugacheva, que já vendeu mais de 250 milhões de cópias das suas mais de 500 canções e 100 álbuns, teve a coragem de denunciar a invasão da Ucrânia na sua conta de Instagram que é seguida por 3,6 milhões pessoas. Entre os cem nomes, não existe nenhuma portuguesa.

 

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas

Amnistia Internacional denuncia

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas novidade

Os serviços secretos e as forças de segurança do Irão têm cometido atos de tortura, como espancamentos, chicotadas, choques elétricos, violações e outros tipos de violência sexual contra manifestantes de apenas 12 anos, para repreender o seu envolvimento nos protestos em todo o país, denuncia a Amnistia Internacional (AI), assinalando seis meses da revolta popular sem precedentes no Irão, despoletada pela morte sob custódia da jovem Mahsa Amini.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças

Maria Lvova-Belova

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças novidade

Tem um ar angelical, cultiva uma imagem de benfeitora, é casada com um padre ortodoxo, tem cinco filhos biológicos e é mãe adotiva ou tutora legal de outras 18 crianças, e trabalha desde 2021 como comissária presidencial para os Direitos das Crianças na Federação Russa. No entanto, juntamente com Vladimir Putin, que a nomeou para o cargo quatro meses antes do início da guerra, Maria Lvova-Belova é acusada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de deportar crianças ucranianas para a Rússia: um crime de guerra que nenhum deles encara como tal, antes pelo contrário.

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante novidade

Embora tenha sido publicado em Portugal em 2019, só agora me atrevi a ler o famoso livro No Armário do Vaticano, escrito pelo jornalista francês Frédéric Martel, que levou por diante uma intensa investigação sobre homossexualidade e poder no interior e nas franjas do Vaticano. O livro deixou-me estupefacto! (Opinião de Jorge Paulo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This