Detido em parte incerta

Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração

| 15 Dez 2022

bispo de matagalpa, rolando alvarez, presente a tribunal, a 13 dezembro 2022, foto direitos resrevados

Rolando Álvarez foi presente a tribunal e formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas”. Foto: Direitos reservados.

 

O bispo de Matagalpa (Nicarágua), Rolando Álvarez, detido pela polícia estatal do país no passado mês de agosto, foi agora formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas” e forçado a permanecer em prisão domiciliária, numa “casa administrada pelo governo” e cuja localização não foi revelada, avançou esta terça-feira, 13 de dezembro, a plataforma online de jornalismo de investigação Divergentes.

Fontes judiciais e religiosas terão confirmado àquela plataforma que o bispo foi transferido, há um mês, da casa de familiares, em Manágua, onde se encontrava a aguardar os resultados de uma suposta “investigação”, para uma nova residência administrada pelo governo de Daniel Ortega, estando marcada “uma primeira audiência para 10 de janeiro de 2023”.

Pelos mesmos motivos, foi também acusado o padre Uriel Antonio Vallejos, cujo paradeiro é desconhecido, pelo que “a autoridade judiciária enviou um ofício à INTERPOL para a sua captura”.

Este é o mais recente capítulo da repressão imposta à Igreja Católica por parte do Governo de Daniel Ortega, que incluiu, além da detenção de diversos padres e bispos, a expulsão do núncio apostólico do país, e o silenciamento de diversos média católicos.

No passado mês de agosto, o Papa manifestou a sua “preocupação e tristeza” pela situação vivida na Nicarágua, e em setembro, os provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe escreveram uma carta aberta a pedir o fim da repressão no país. O Parlamento Europeu exigiu a libertação do bispo Rolando Álvarez, bem como uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Revista "Outras Economias"

Economias no plural

Na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, ao final da tarde, pouco mais de duas dezenas de pessoas juntaram-se no pequeno jardim da galeria Monumental ao Campo Mártires da Pátria para assistirem à apresentação e lançamento do primeiro número da revista digital Outras Economias (OE).

Depois de Américo Aguiar

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

O cónego Paulo Franco – pároco do Parque das Nações desde 2005 e diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa – será o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, ocupando o lugar deixado vago pelo bispo eleito de Setúbal, Américo Aguiar. O anúncio da nomeação foi feito pelo gabinete de comunicação do Patriarcado na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. 

Renovar o 7MARGENS

Editorial

Renovar o 7MARGENS novidade

Os recentes encontros de leitores constituíram momentos altos de afirmação do 7MARGENS como projeto partilhado e participado. A avaliação, as críticas, os debates e as sugestões saídas desses encontros mostraram uma comunidade de leitores envolvida na orientação do seu jornal, comprometida com o seu futuro e desejosa de contribuir para a sua renovação.

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This