Investigação da Reuters

Nigéria: exército obriga mulheres violadas por militantes jihadistas a abortarem

| 9 Dez 2022

retratos de algumas mulheres e meninas nigerianas entrevistadas pela Reuters, Fotos christophe van der perre e paul carsten

Retratos de algumas mulheres e meninas nigerianas entrevistadas pela agência Reuters. Fotos © REUTERS / Christophe Van Der Perre e Paul Carsten.

 

O exército da Nigéria desenvolve desde 2013 um programa sistemático e ilegal de abortos forçados no nordeste do país como resposta à influência do grupo terrorista jihadista Boko Haram na região, revela uma investigação desenvolvida pela agência Reuters e divulgada no dia 7 de dezembro. De acordo com os dados obtidos pelos repórteres da agência, mais de 10 mil gravidezes foram interrompidas ao abrigo destas brutais ações.

A maior parte destas mulheres e meninas tinham sido violadas e engravidadas por militantes islâmicos em aldeias por estes controladas durante meses, ou mesmo anos. Quando as forças armadas nigerianas recuperaram as aldeias, elas pensavam poder regressar a uma vida mais normal, mas viram-se fechadas em pequenos quartos controlados pelos militares e submetidas a tratamentos abortivos.

Soldados envolvidos no programa de aborto forçado afirmaram à Reuters que o programa tinha sido criado porque os nascituros estariam “predestinados” a serem rebeldes como os seus pais, obrigando, por isso que as autoridades do país “destruíssem esses potenciais rebeldes antes que eles pudessem nascer.” Os jornalistas da Reuters puderam verificar que “os militares nigerianos espancaram e coagiram mulheres, algumas com apenas 12 anos, a abortarem sem qualquer tipo de condições sanitárias”.

 

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas

Amnistia Internacional denuncia

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas novidade

Os serviços secretos e as forças de segurança do Irão têm cometido atos de tortura, como espancamentos, chicotadas, choques elétricos, violações e outros tipos de violência sexual contra manifestantes de apenas 12 anos, para repreender o seu envolvimento nos protestos em todo o país, denuncia a Amnistia Internacional (AI), assinalando seis meses da revolta popular sem precedentes no Irão, despoletada pela morte sob custódia da jovem Mahsa Amini.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças

Maria Lvova-Belova

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças novidade

Tem um ar angelical, cultiva uma imagem de benfeitora, é casada com um padre ortodoxo, tem cinco filhos biológicos e é mãe adotiva ou tutora legal de outras 18 crianças, e trabalha desde 2021 como comissária presidencial para os Direitos das Crianças na Federação Russa. No entanto, juntamente com Vladimir Putin, que a nomeou para o cargo quatro meses antes do início da guerra, Maria Lvova-Belova é acusada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de deportar crianças ucranianas para a Rússia: um crime de guerra que nenhum deles encara como tal, antes pelo contrário.

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante novidade

Embora tenha sido publicado em Portugal em 2019, só agora me atrevi a ler o famoso livro No Armário do Vaticano, escrito pelo jornalista francês Frédéric Martel, que levou por diante uma intensa investigação sobre homossexualidade e poder no interior e nas franjas do Vaticano. O livro deixou-me estupefacto! (Opinião de Jorge Paulo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This