Investigação da Reuters

Nigéria: exército obriga mulheres violadas por militantes jihadistas a abortarem

| 9 Dez 2022

retratos de algumas mulheres e meninas nigerianas entrevistadas pela Reuters, Fotos christophe van der perre e paul carsten

Retratos de algumas mulheres e meninas nigerianas entrevistadas pela agência Reuters. Fotos © REUTERS / Christophe Van Der Perre e Paul Carsten.

 

O exército da Nigéria desenvolve desde 2013 um programa sistemático e ilegal de abortos forçados no nordeste do país como resposta à influência do grupo terrorista jihadista Boko Haram na região, revela uma investigação desenvolvida pela agência Reuters e divulgada no dia 7 de dezembro. De acordo com os dados obtidos pelos repórteres da agência, mais de 10 mil gravidezes foram interrompidas ao abrigo destas brutais ações.

A maior parte destas mulheres e meninas tinham sido violadas e engravidadas por militantes islâmicos em aldeias por estes controladas durante meses, ou mesmo anos. Quando as forças armadas nigerianas recuperaram as aldeias, elas pensavam poder regressar a uma vida mais normal, mas viram-se fechadas em pequenos quartos controlados pelos militares e submetidas a tratamentos abortivos.

Soldados envolvidos no programa de aborto forçado afirmaram à Reuters que o programa tinha sido criado porque os nascituros estariam “predestinados” a serem rebeldes como os seus pais, obrigando, por isso que as autoridades do país “destruíssem esses potenciais rebeldes antes que eles pudessem nascer.” Os jornalistas da Reuters puderam verificar que “os militares nigerianos espancaram e coagiram mulheres, algumas com apenas 12 anos, a abortarem sem qualquer tipo de condições sanitárias”.

 

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This