Um milhão de refugiados

No Tigré, depois da guerra, a ameaça da fome

| 3 Fev 2024

Refugiados tigrés no campo de Um Rakuba, em Gedaref (Sudão); a 18 de fevereiro de 2021, a Frente de Libertação do Povo Tigrés festejou no campo a data da sua fundação. Foto © Tomás Sopas Bandeira, cedida pelo autor.

 

Há cada vez mais habitantes de Tigré, no norte da Etiópia, que estão sujeitos a esta dieta drástica, descreve a reportagem do La Croix International: como única refeição diária, uma injera simples – um pão achatado feito de teff, um cereal local.

Há já um acordo de paz, mas a realidade de uma população deslocada à força é a de uma fome iminente, a viverem numa região que enfrenta a seca e onde a ajuda humanitária é inadequada. Um milhão de pessoas estão retidas em Tigré, na Etiópia, incapazes de regressar a casa.

“Às vezes vamos para a cama com o estômago vazio”, conta Shishay Tsehaye, contactado por telefone à jornalista do La Croix, sediada na capital etíope, Adis Abeba. Shishay é uma mulher de 50 anos e os seus sete filhos tentam sobreviver no campo de deslocados em Shire, localizado a 300 quilómetros da sua cidade natal. Encontraram aí um refúgio precário em 2020, no início da guerra que opôs as Forças de Defesa do Tigré às Forças de Defesa Nacional da Etiópia, o exército governamental. Estima-se que o conflito tenha provocado entre 400 mil e 600 mil vítimas. Um acordo de paz concluído em Pretória, África do Sul, em 2 de novembro de 2022, entre as duas partes não teve ainda tradução prática no terreno.

Segundo descreve o jornal, a região do Tigré Ocidental permanece nas mãos das milícias de Amhara, a região vizinha, e das tropas da fronteira com a Eritreia. Uma situação que impede quase um milhão de habitantes locais de regressarem às suas terras. Depois de perderem tudo na guerra, enfrentam agora a seca mais grave dos últimos 40 anos, o que poderá mergulhar Tigré — tal como as regiões de Afar, Amhara e Somália — numa situação de insegurança alimentar aguda, a fase final de alerta para agir antes de se cair na fome.

Colheitas diminuídas pela seca

“A colheita de 2022 permitiu que os mais vulneráveis sobrevivessem até agora”, afirmou ao jornal Claire Nevill, porta-voz do Programa Alimentar Mundial (PAM). “Mas no ano passado, a seca afectou diferentes áreas agrícolas do país e, sem ajuda imediata, a situação alimentar irá deteriorar-se rapidamente”. Com um orçamento reduzido pelas guerras na Faixa de Gaza, no Sudão e na Ucrânia, o PAM só consegue apoiar 3,1 milhões de etíopes dos 6,6 milhões que necessitam urgentemente de assistência.

 

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga

Decreto de extinção a marcar passo?

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga novidade

A pouco mais de três meses de se completar um ano, prazo dado pelo Vaticano para extinguir a Comunidade Loyola, um instituto de religiosas fundado por Ivanka Hosta e pelo padre Marko Rupnik, aparentemente tudo continua como no início, com as casas a funcionar normalmente. No caso da comunidade de Braga, para onde Ivanka foi ‘desterrada’ em meados de 2023, por abusos de poder e espirituais, a “irmã” tem mesmo estado a desenvolver trabalho numa paróquia urbana, incluindo como ministra extraordinária da comunhão, com a aparente cobertura da diocese.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This