O próprio divulgou a várias pessoas

Nomeação de Américo Aguiar para bispo de Setúbal anunciada nesta quinta-feira

| 20 Set 2023

bispo Américo Aguiar em entrevista ao 7Margens na sede da JMJ, 01.06.2023. Foto © Clara Raimundo

O bispo Américo Aguiar, em Junho, na sede da JMJ. Foto © Clara Raimundo/7MARGENS.

 

A nomeação para a diocese de Setúbal do bispo Américo Aguiar, que será formalmente cardeal no final deste mês, será anunciada oficialmente nesta quinta-feira. O anúncio corre já em meios do clero de Lisboa (onde Aguiar é ainda bispo auxiliar), Setúbal e Porto (de onde é natural) e o próprio enviou mensagens, nos últimos dias, a vários padres, a anunciar o facto. A posse do novo bispo sadino está prevista para 28 ou 29 de Outubro.

Numa das mensagens, lida por um padre ao 7MARGENS, Américo Aguiar dá conta da nomeação que se tornará efectiva nesta quinta-feira e ironiza também com o facto de já muitas pessoas saberem do facto antes da notícia oficial.

Conforme o 7MARGENS antecipou no domingo, o bispo Américo Aguiar vai mesmo ser nomeado para a diocese sadina, que está sem bispo há precisamente 600 dias, desde 28 de Janeiro de 2022. O nome do até agora bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tinha circulado entre padres como possibilidade para patriarca de Lisboa e também para algum dicastério da Cúria Romana (nomeadamente o dos Leigos, Família e Vida, responsável pela organização da JMJ), mas acabou por vingar a solução de Setúbal.

A data da posse foi marcada tendo em conta a relação que Américo Aguiar, natural de Leça do Balio (Matosinhos), gosta de estabelecer publicamente com o primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins, que também nasceu na mesma localidade.

A oficialização da notícia deixa ainda a descoberto a nova situação de Lisboa: com a saída do até agora bispo auxiliar, o novo patriarca, Rui Valério, fica sem bispos auxiliares – já que Joaquim Mendes, o outro nessa condição, atingiu os 75 anos, a idade canónica para a resignação. Ou seja, muito em breve o novo patriarca terá de refazer a equipa de bispos auxiliares, convidando pelo menos dois padres para o cargo.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This