AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Homenagem em Mação

Nos 300 anos do padre António Pereira de Figueiredo

| 18/02/2025

A 14 de Fevereiro de 1725 nasceu em Mação (Beira Baixa) o hoje célebre mas muito esquecido padre António Pereira de Figueiredo. Oratoriano e depois padre secular, Pereira de Figueiredo foi um importante “latinista, filólogo, canonista e teólogo”, além de político e também músico. Neste ano, o concelho de Mação está a prestar homenagem ao “ilustre filho” da terra e a convidar ao conhecimento da obra de “um dos maiores eruditos do século XVIII”.

No passado dia 15 de Fevereiro, decorreu em Mação uma conferência a assinalar os 300 anos do nascimento do homenageado. A primeira exposição geral sobre a vida e obra de Pereira de Figueiredo foi, contra o que é costume nestas coisas, feita por três competentes “jovens” alunas do secundário do Agrupamento de Escolas local. Seguiu-se um painel de aprofundamento por vários “adultos”, o pároco local, um historiador e uma jornalista, ambos do concelho, e José Carlos Gueifão, o homem que há 30 anos descobriu o padre Pereira de Figueiredo e nunca mais deixou de desafiar os poderes locais para a necessidade de reconhecer a importância deste homem da terra. Em resultado desse labor, existe há anos no centro da vila um monumento e está a decorrer um “programa de comemorações” que incluirá, entre outras iniciativas, a edição, em maio próximo, de um livro sobre o homenageado.

Homenagem a padre António Figueiredo, em Mação. Foto DR

José Carlos Gueifão (à frente) foi o homem que há 30 anos descobriu o padre Pereira de Figueiredo e nunca mais deixou de desafiar os poderes locais para a necessidade de reconhecer a sua importância. Foto: Direitos reservados

A fechar a conferência, um grupo de alunas do mesmo Agrupamento de Escolas dançou a coreografia “Sapientia” ao som de uma peça composta por Pereira de Figueiredo e ali executada pela Filarmónica local.

Pereira de Figueiredo foi o autor de uma “nova” gramática do Latim. Imagem: Direitos reservados

Pereira de Figueiredo foi o autor de uma “nova” gramática do Latim e o teólogo que, em apoio à política do Marquês de Pombal, defendeu o “regalismo”, em síntese, a ideia de que o chefe de Estado tinha direito a intervir em assuntos internos da Igreja Católica. Compreende-se a importância política desta perspetiva teológica no tempo do absolutismo e percebe-se o papel de primeira ordem que Pereira de Figueiredo teve no contexto do conflito de Pombal com os Jesuítas, ao tempo adversários dos Oratorianos. E não custa compreender que, após a morte de Pombal, Pereira de Figueiredo tenha caído num conveniente esquecimento.

Registe-se ainda que Pereira de Figueiredo fez “a primeira tradução completa da Bíblia para português”, a qual foi ainda corrente em Portugal no primeiro quartel do século XX e continua a ser publicada no Brasil.

O padre António Pereira de Figueiredo faleceu em 1797, de novo como oratoriano, depois de ter composto mais de 150 livros.

 

(Imagem de destaque: Retrato do padre António Pereira de Figueiredo. Direitos reservados)

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoiar
Inscreva-se para receber a nossa newsletter gratuita: https://setemargens.com/assinar
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.