AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Manifestação Hong Kong. Democracia. Agosto 2019.

Nova lei de segurança para Hong Kong criticada por activistas de direitos humanos, mas há um cardeal que não vê problemas

| 30/06/2020

Nova lei de segurança para Hong Kong criticada por activistas de direitos humanos, mas há um cardeal que não vê problemas

by | 30 Jun 20 | Cristianismo, Destaques, Direitos Humanos, Igreja Católica, Liberdade religiosa, Sociedade, Últimas

Manifestação Hong Kong. Democracia. Agosto 2019.

Manifestação pela democracia em Hong Kong, em Agosto de 2019, durante a vaga de protestos contra o que seria na altura uma nova lei de extradição. Uma iniciativa como esta deixará de ser possível. Foto © VOA/Wikimedia Commons

 

Nove da manhã de 30 de Junho de 2020 em Pequim. Em 15 minutos, por unanimidade, os 162 membros do comité permanente do Congresso Nacional Popular da China aprovaram a nova lei de segurança do território, entre muitas críticas de organizações de direitos humanos e com opiniões diferentes expressas por membros da hierarquia católica da cidade.

A lei entra em vigor já neste dia 1 de Julho, precisamente quando passam 23 anos sobre a data de devolução do território à China, pelo Reino Unido. E é apontada por muitas organizações como uma ameaça à liberdade que vigora na cidade, acabando com o quadro “um país, dois sistemas”, que deveria vigorar durante 50 anos, até 2047.

Na semana passada, mais de 50 organizações mandatadas pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU expressarem preocupações sobre a nova lei. Agora, já depois da aprovação da lei, o responsável da Amnistia Internacional (AI) pelas questões referentes à China, Joshua Rosenzweig, afirmou: “A aprovação da lei de segurança nacional é um momento doloroso para o povo de Hong Kong e representa a maior ameaça aos direitos humanos na história recente da cidade. A partir de agora, a China terá o poder de impor as suas próprias leis a qualquer suspeito criminoso que entender.”

Rosenzweig acrescentou, segundo um comunicado da AI enviado ao 7MARGENS: “A rapidez e o secretismo com que a China fez passar esta legislação intensifica o medo de que Pequim tenha criado calculadamente uma arma de repressão para ser utilizada contra os críticos do governo, incluindo pessoas que se limitam a expressar os seus pontos de vista ou a protestar pacificamente.” Essa rapidez diz muito também sobre as intenções chinesas: “O seu objectivo é governar Hong Kong através do medo a partir de agora.”

De acordo com a UCANews, a lei abrange tudo o que diga respeito a universidades, escolas, meios de comunicação social e muitos outros aspectos da vida em Hong Kong. A mesma fonte refere que a Comissão Justiça e Paz da diocese de Hong Kong está também muito preocupada com a nova lei, tendo-se juntado a outros 85 grupos de direitos humanos e justiça social, para redigir uma carta aberta, exigindo que a lei não fosse aprovada. Sem efeito.

Com a nova lei, a UCAN diz que o cardeal Joseph Zen e o bispo Joseph Ha, como outros activistas, podem ser acusados de participar em protestos de rua que Pequim passou a tipificar como “terroristas” e que, por isso, passam a ser abrangidos pela lei.

No entanto, o administrador apostólico de Hong Kong (não há ainda novo bispo para a diocese), o cardeal John Tong, não vê grandes problemas, pelo menos para a liberdade religiosa: “Pessoalmente, acredito que a lei de segurança nacional não tem qualquer efeito sobre a liberdade religiosa”, afirmou à publicação diocesana Kung Pao Po, citado pela UCAN. “Podemos também pregar abertamente e realizar cerimónias religiosas. E participar em actividades religiosas”, afirmou.

“A participação da Igreja nos assuntos sociais também não deve ser afectada” e o governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong “não interfere nos assuntos internos das organizações religiosas e presta serviços ao público em geral”, acrescentou John Tong, segundo a mesma fonte.

 

Detenções sem julgamento e por tempo indeterminado

A lei, proposta há apenas cinco semanas, e cujos detalhes ainda não são conhecidos, prevê que as penas por sedição, secessão, terrorismo e interferência aumentem de 10 anos para prisão perpétua. De acordo com a UCAN, o novo texto também dá às autoridades chinesas o poder de julgar pessoas no sistema jurídico opaco e brutal do continente, que permite detenções sem julgamento por tempo indeterminado e, em alguns casos, mesmo o impedimento do acesso à representação legal.

[expander_maker id=”1″ more=”Continuar a ler…” less=”Ler menos…”]

As infra-estruturas de segurança controladas por Pequim deverão também ser instaladas na cidade. Os activistas dos recentes protestos pró-democracia que começaram em Junho de 2019, muito deles presos nos últimos meses, estarão entre os alvos da nova lei. E, apesar de funcionário governamentais de Pequim e de Hong Kong terem alegado que a lei é necessária para combater a ameaça de “terrorismo” e violência na cidade, a esmagadora maioria dos manifestantes que saíram às ruas têm sido esmagadoramente pacíficos.

De acordo com a AI, um gabinete de segurança nacional semelhante ao que existe na China pode ser estabelecido em Hong Kong. Essa é uma das estruturas que controla, intimida e detem secretamente defensores dos direitos humanos e dissidentes, com muitos indícios de tortura e outros maus-tratos.

Só alguns dos principais representantes de Hong Kong nos órgãos legislativos e consultivos de Pequim tinha conhecimento dos pormenores da lei, informa ainda a UCAN. Há uma semana, a própria chefe do governo de Hong Kong, Carrie Lam, admitiu que não conhecia a versão final do projecto de lei.

Joshua Rosenzweig, da AI, diz que, adoptando esta lei, as autoridades de Hong Kong devem “aderir de forma rigorosa e demonstrável às suas próprias obrigações em matéria de direitos humanos, e cabe à comunidade internacional responsabilizá-las”. É crucial, diz o mesmo responsável, que a lei de segurança nacional não seja utilizada para espezinhar os direitos humanos e minar as liberdades que distinguem a cidade da China continental”.

O novo diploma legal deverá ser, entretanto, assinada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, sendo depois integrada no Anexo III da Lei Básica – a mini-constituição de Hong Kong.

A Amnistia Internacional indica, entre as suas preocupações, indicação de que todos os indivíduos, instituições e organizações em Hong Kong seriam proibidos de “se envolverem em actividades que ponham em perigo a segurança nacional”. Os crimes de separatismo, subversão, terrorismo e “conluio com potências estrangeiras” para pôr em perigo a segurança nacional estão também previstas, sendo a sua formulação suficientemente e semelhante à da própria Lei de Segurança Nacional da China, que tem sido utilizada para reprimir a dissidência, acusa a AI.

 

Pequim “tem de pagar por destruir a liberdade”

“Salvem Hong Kong”, lê-se num dos “post-it”. Benedict Rogers sugere algumas medidas. Foto © Studio Incendo/Wikimedia Commons

 

Num comentário publicado também na UCANews, Benedict Rogers, jornalista e activista de direitos humanos, escrevia que Pequim deveria “pagar um preço por destruir as liberdades de Hong Kong”. “Se permitirmos que o Partido Comunista Chinês escape de uma violação tão flagrante da Declaração Conjunta Sino-Britânica, um tratado apresentado nas Nações Unidas, a menos de metade do seu tempo de vida, então permitimos que seja minada impunemente a ordem internacional baseada em regras”, diz, acrescentando que a lei irá “dizimar as liberdades e a autonomia de Hong Kong” e constitui “um ataque não só às liberdades e ao modo de vida de Hong Kong, mas também ao nosso próprio modo de vida”.

Responsável pelas questões asiáticas na Christian Solidarity Worldwide (Solidariedade Cristã Mundial), uma organização de defesa da liberdade de religião e de crença, sediada em Londres, Rogers defende “uma abordagem tripla” da questão: “punitiva, diplomática e humanitária”. O que significa promulgar sanções contra a China e as suas companhias estatais e empresas tecnológicas “cúmplices dos sistemas de vigilância e repressão orwellianos do regime como a Huawei”.

A Grã-Bretanha deveria liderar a criação de um grupo de contacto de países com posições semelhantes, acrescenta Rogers, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Austrália e países europeus, bem como democracias na Ásia-Pacífico como o Japão, talvez a Indonésia e outros – para impor sanções de forma sincronizada, mesmo que não haja acordo sobre todas as questões.

Também na ONU deveria ser criado um enviado especial ou um relator especial para acompanhar e verificar a situação dos direitos humanos no território e a “flagrante violação” da Declaração Conjunta Sino-Britânica.

Finalmente, o jornalista e activista defende que a comunidade internacional se deve preparar par dar uma resposta humanitária: “Há uma necessidade urgente de um esquema internacional de barcos salva-vidas (…) para aqueles que precisam de fugir de Hong Kong. Um esquema de barco salva-vidas nunca deveria ser uma primeira resposta, apenas um último recurso. O objectivo no esforço global para Hong Kong é criar tal pressão sobre os tiranos em Pequim que eles recuem e os habitantes de Hong Kong possam retomar as suas vidas como habitualmente. Mas seria ingenuidade não se preparar. A tragédia é que é altamente provável que os habitantes de Hong Kong – um número ainda desconhecido – possam precisar de preotecção e nós devemos estar preparados.”

Para remediar esta que será a “maior crise” da história moderna, em que “muitos enfrentarão a terrível escolha de arriscar a prisão e a tortura ou de silenciar as suas consciências, e muitos poderão optar por fugir”, Rogers propõe ainda: “Mesmo que não seja possível salvar Hong Kong de um período de intensa repressão, cada governo amante da liberdade no mundo tem hoje a responsabilidade de trabalhar em conjunto para assegurar que o período de repressão em Hong Kong seja o mais curto possível, que as consequências para os tiranos sejam as mais duras possíveis, e que trabalhemos para o dia em que Hong Kong seja novamente livre – e, na verdade, quando todos os povos da China possam gozar das liberdades que Hong Kong teve até há pouco tempo, que lhes foram prometidas, e que nós gozamos e há tanto tempo que tomamos como certo.”

[/expander_maker]

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

A Paz à procura do Nobel

À Margem

A Paz à procura do Nobel

À hora a que este texto está a acabar de ser escrito – às 17h18 de quinta-feira, dia 8 – ainda não foi divulgado quem receberá, este ano, o Prémio Nobel da Paz. O leitor mais tardio, todavia, já saberá se a distinção foi, além de merecidamente atribuída a alguma pessoa ou organização, útil para chamar a atenção do mundo para algum conflito ou guerra que permanece por resolver, apesar dos esforços do laureado.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Apelo ao Governo

Cristãos do Bangladesh querem feriado no Domingo de Páscoa e maior representação na vida pública

Um cordão humano com mais de 100 pessoas exigiu, durante toda a manhã de dia 31 de março, em frente ao Clube Nacional de Imprensa, em Daca, que o Domingo de Páscoa fosse reconhecido pelo Governo do Bangladesh como feriado nacional. A concentração organizada pela Associação Cristã de Bangladesh reivindicou também lugares na vida pública reservados à representação dos cristãos e de outras minorias.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Com Leão XIV, líderes das grandes religiões assumem compromisso de união pela paz e dignidade humana

Apelo de Metz

Com Leão XIV, líderes das grandes religiões assumem compromisso de união pela paz e dignidade humana

Os representantes das principais tradições religiosas presentes em França comprometeram-se esta segunda-feira, na cidade de Metz, a aprofundar o diálogo entre si, a educar as novas gerações para o conhecimento mútuo e a permanecerem unidos na promoção da justiça e da paz.

É notícia

Entre margens

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

Cultura e artes

a importância que uma farda tem (1)

a importância que uma farda tem (1)

“Tomo um verso de Guimarães Rosa: todo o dia é véspera, para breves glosas da nossa circunstância”, diz Luís Soares Barbosa, poeta e professor na Universidade do Minho, que a 24/25 de cada mês, assinalando a data da implantação da democracia em Portugal, publica um poema que é, “uma espécie de comentário sobre a nossa circunstância portuguesa”.

Sete Partidas

Vinte e cinco anos depois

7Partidas

Vinte e cinco anos depois

Em 2001, vivíamos em San Francisco. Naquela segunda-feira, dia 11 de Setembro, fomos acordados pelo meu sogro, que nos ligava da Alemanha para avisar que os EUA estavam a ser atacados. Em San Francisco era ainda madrugada; em Nova Iorque passava das nove da manhã, e as duas torres já estavam a arder. [Texto de Helena Araújo].

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.