Entrada solene foi hoje, dia 15

Novo bispo de Angra quer igreja “menos clerical”

| 15 Jan 2023

D. Armando Domingues tomou posse como novo bispo de Angra. Foto © HM/Agência Ecclesia

D. Armando Domingues tomou posse como novo bispo de Angra. Foto © HM/Agência Ecclesia

 

D. Armando Esteves Domingues tomou posse hoje como bispo de Angra. Na eucaristia da sua entrada solene na diocese de Angra e, na sua primeira homilia, definiu que quer uma Igreja de portas abertas, “menos clerical” e onde todos os jovens “têm lugar e voz”. “Gostaria de poder exercer um ministério aberto: a minha porta, a comunicação e coração estarão sempre abertos para todos: clérigos ou leigos, mais ricos ou pobres, mais idosos ou jovens, seja na casa episcopal ou em qualquer casa em outras ilhas. Que não se diga que o bispo anda sempre muito ocupado. Vou procurar marcar dias e horas de porta aberta, mesmo sem marcar”, proferiu o novo bispo de Angra, citado pela Ecclesia.

D. Armando Domingues dirigiu-se aos presentes como “caros amigos açorianos” e partilhou que ali chegou com a “mesma alegria e disponibilidade do primeiro “sim”, dado “já na juventude”.

Como “segunda prioridade”, o novo bispo de Angra definiu o sínodo 2023/24 “que vem fazendo caminho”. “Na escola da sinodalidade, a vida da Igreja será mais participada por todos, menos clerical e mais capaz de compreender e dialogar com as novas culturas”.

“A terceira prioridade” definida por D. Armando Domingues são os jovens e a Jornada Mundial da Juventude, como “uma oportunidade para um exercício prático do diálogo entre a Igreja e a sociedade civil”. “Nenhum jovem açoriano deverá ficar de fora a ver passar os aviões ou os navios e não falo apenas dos ligados às paróquias ou Movimentos. Todos têm lugar e voz! A tudo o que tenha a ver com Jovens ou Jornada Mundial da Juventude, darei prioridade na minha agenda deste ano. Gostaria de poder entrar também na vossa agenda e caminhar convosco”, indicou.

D. Armando Domingues pediu aos responsáveis, “padres, religiosos, animadores, dirigentes do CNE e outros Movimentos juvenis” para ajudarem na preparação e acompanhamento até à JMJ Lisboa 2023.

No dia antes da sua ordenação, em conferência de imprensa, o novo bispo de Angra falou aos jornalistas na Sé de Angra e disse que quer “descobrir as nove ilhas”, “colocar a agenda dos jovens na sua agenda” e na sua missão quer “ouvir os leigos”. “Tenho lido muito sobre os Açores como nunca li na vida, sinto grande tranquilidade e confiança, o património de todas as ilhas dos Açores, património histórico, cultural, natural e humano, e também eclesiástico, recursos humanos e colaboradores, durante quase 500 anos fizeram uma bela igreja, resta-me ser fiel e seguir os passos desta história que a Igreja de Angra tem”, afirmou D. Armando Domingues aos jornalistas.

O novo bispo chega com “as expetativas de quem chega pela primeira vez a um lugar”, quer “descobrir melhor” o povo açoriano e sente o “desafio fantástico” de “compreender que a geografia é tão importante como a história”, disse, citado pela Ecclesia.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This