AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Pedro Fernandes, Bispo Portalegre-Castelo Branco. Foto João Cláudio FernandesEcclesia
Pedro Fernandes, 56 anos, foi nomeado bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco a 7 de outubro. Foto © João Cláudio Fernandes/Ecclesia

Ordenado este domingo

Novo bispo de Portalegre-Castelo Branco promete “oposição a todas as formas de intolerância e exclusão”

| 17/11/2025

O novo bispo de Portalegre-Castelo Branco, Pedro Fernandes, assumiu um compromisso com os migrantes e outros excluídos da sociedade, garantindo que tudo fará para que estes se sintam acolhidos na Igreja Católica. O missionário espiritano deixou esta mensagem no final da sua ordenação episcopal, que decorreu na tarde do passado domingo, 16 de novembro, na Sé de Portalegre

“Contem com a minha oposição a todas as formas de intolerância e a exclusão injusta. Peço a Cristo que nos conceda a graça de estar com Ele e n’Ele, ao serviço dos mais frágeis, assumindo os quatro verbos que os Papas Francisco e Leão XIV sublinharam para descrever a solicitude cristã relativamente aos migrantes: acolher, proteger, promover e integrar”, afirmou o prelado na alocução que fez no final da celebração, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.

O novo bispo acrescentou que estes verbos se aplicam “também com igual pertinência a todas as pessoas magoadas pela exclusão, pelos discursos de ódio ou pela indiferença que mata”. E afirmou perentoriamente: “Na Igreja não há estrangeiros, nem irmãos de segunda”.

“Aos migrantes, aos membros de comunidades minoritárias, aos portadores de deficiência, aos reclusos, aos solitários, aos doentes e idosos, a todos, quero dizer que tudo farei no que possa estar ao meu alcance para que a Igreja seja mesmo a sua casa, onde se sintam acolhidos, protegidos, promovidos e integrados”, sublinhou naquela que foi a primeira vez que se dirigiu à diocese depois da ordenação episcopal.

Nesta primeira alocução, o bispo Pedro Fernandes assinalou ainda a “injusta redução para uma periférica situação de interioridade secundarizada e não suficientemente atendida” das regiões abrangidas pela diocese, a qual “tem posto a população numa posição de crónica carência e desigualdade”.

“Estar ao lado do povo de Deus é subscrever também esta causa da igualdade e da justiça”, reconheceu, perante uma Sé que foi pequena para as inúmeras pessoas que quiseram assistir à sua tomada de posse. E expressou o desejo de “resistir a todas as formas de falsidade que destroem a família, os valores autenticamente humanos e o respeito pela liberdade e pela dignidade das pessoas, sobretudo as mais frágeis”.

Depois, terminou com um lembrete: “A todos os batizados e batizadas, deixem-me dizer que a Igreja somos todos nós. Não se tratará apenas de dizer que sou eu que conto com a vossa colaboração para o meu trabalho, mas sobretudo que são vocês que poderão contar sempre comigo”.

Pedro Fernandes, 56 anos, foi nomeado bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco pelo Papa Leão XIV, a 7 de outubro, sucedendo a Antonino Dias, que renunciou por motivos de idade e cujos “anos de sangue, suor e lágrimas que passou ao serviço” da comunidade diocesana o novo bispo elogiou no seu discurso.

O missionário espiritano disse esperar agora dos diocesanos “muita disponibilidade” para lhe ensinarem “caminhos comuns”, “muita paciência” com as suas “demoras e tantos limites” e “muito compromisso missionário”. “Diz-nos Jesus que sem ele nada podemos fazer. E sabemos nós que também nada podemos fazer uns sem os outros”, concluiu.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This