
“Uma oportunidade para aprofundar a formação teológica” é um dos objectivos desta proposta. Foto © Agência Ecclesia/OC
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa está a receber, até ao próximo dia 10 de Julho, candidaturas a um novo ciclo de doutoramento em Teologia. A única condição para tal é a de ter um mestrado em Teologia ou em Ciências Religiosas ou o primeiro grau canónico em Teologia.
Falar-se em novo ciclo tem a ver com o facto de, periodicamente, os doutoramentos serem reavaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Por isso, o doutoramento do próximo ano lectivo de 2023-24 estará já sujeito a essa decisão de renovação.
O doutoramento abrange todo o território português – Continente e Regiões Autónomas. Constará de duas etapas: uma de especialização, em quatro semestres, integrando uma componente lectiva que se concluirá com a elaboração e discussão pública de uma monografia correspondente ao segundo grau canónico em Teologia; uma segunda etapa de investigação, também com quatro semestres, orientada para a elaboração e discussão pública de uma tese doutoral, que corresponde ao terceiro grau canónico em Teologia.
Esta proposta formativa de nível superior, diz uma nota da Faculdade de Teologia, “quer ser uma oportunidade para aprofundar a formação teológica, pensando também nas novas competências e oportunidades proporcionadas por este grau”.
O regulamento do doutoramento e mais informação podem ler-se na página da Faculdade.