Em modo online

Novo curso dá a conhecer gnosticismo e esoterismo ao longo dos séculos

| 14 Mai 2024

Uma formação avançada que cobre os principais temas e fontes da história do pensamento gnóstico e esotérico da Antiguidade à Contemporaneidade. É este o mote para um curso em formato digital coordenado por Rui Lomelino de Freitas, professor e investigador de Filosofia e História das Ideias, especializado em Gnose e Esoterismo Ocidental. Com a duração de nove meses, esta iniciativa terá início a 18 de junho.

Integram o programa 15 módulos que cobrem o escopo temático do gnosticismo e esoterismo ao longo dos séculos. Gnose Ocidental, Hermetismo, Alquimia, Ocultismo ou a Gnose Oriental são apenas alguns dos títulos que fazem parte dos conteúdos desta formação.

As aulas ficarão a cargo de Rui Lomelino de Freitas, coordenador do curso, mas também de vários docentes convidados, como sejam Paulo Mendes Pinto, Paulo Borges, Fabrizio Boscaglia, Rúbia Santiago, Isadora Migliori, entre outros.

O curso funcionará através de aulas remotas com frequência quinzenal, entre 18 de junho de 2024 e 17 de março de 2025. As sessões decorrerão entre as 21h30 e as 23h30 e serão sempre gravadas, podendo os alunos revê-las ou assistir às mesmas em diferido. Para além disso, os estudantes terão acesso a materiais escritos, vídeo-aulas extra, podcasts e, ainda, a acompanhamento individual por e-mail, caso assim o desejem.

Para informações e inscrições no curso, deve ser enviada uma mensagem para o endereço rui.lomelino.freitas@gmail.com. Informações adicionais sobre o curso poderão ser consultadas nesta página: https://www.ruilomelinodefreitas.com/gnose-e-esoterismo.

 

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita

Com as eleições no horizonte

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita novidade

O conselho permanente dos bispos da Igreja Católica de França considera, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 20 de junho, que o resultado das recentes eleições europeias, que deram a vitória à extrema-direita, “é mais um sintoma de uma sociedade ansiosa, dividida e em sofrimento”. Neste contexto, e em vésperas dos atos eleitorais para a Assembleia Nacional, apresentaram uma oração que deverá ser rezada por todas as comunidades nestes próximos dias.

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança”

Tolentino recebeu Prémio Pessoa

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança” novidade

Na cerimónia em que recebeu o Prémio Pessoa 2023 – que decorreu esta quarta-feira, 19 de junho, na Culturgest, em Lisboa – o cardeal Tolentino Mendonça falou daquela que considera ser “talvez a construção mais extraordinária do nosso tempo”: a “ampliação da esperança de vida”. Mas deixou um alerta: “não basta alongar a esperança de vida, precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança e a deseje fraternamente repartida, acessível a todos, protagonizada por todos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“O 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba”

“O 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba” novidade

O último dia de “Reflexos e Reflexões” prometia uma tarde bem preenchida: o debate sobre “o 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba”, e a peça de teatro “House”, de Amos Gitai, pelo teatro La Colline. Aqui deixo uma síntese do debate, que tentei fazer com a maior fidedignidade possível, a partir dos apontamentos que fui tomando (era proibido tirar fotografias ou fazer gravações, para garantir que todos se sentiam mais livres para falar). [Texto de Helena Araújo]

E Jesus, estaria ele no Tik Tok?

7MARGENS/Antena 1

E Jesus, estaria ele no Tik Tok? novidade

“Falar Piano e Tocar Francês” é o título do livro do maestro Martim Sousa Tavares. Arte, música, cultura, paixão e mediação são temas do livro e pretextos para a conversa no programa 7MARGENS, da Antena 1. Que começa por uma pergunta: e Jesus, estaria ele hoje no Tik Tok?

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This