No Vaticano

Novos Secretários para a Comissão Pontifícia de Proteção de Menores

| 17 Mar 2024

Estes são os novos secretário e secretária adjunta da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores. Foto © Vatican Media

Estes são os novos secretário e secretária adjunta da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores. Foto © Vatican Media

 

O Papa Francisco nomeou um bispo colombiano como novo secretário da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores e uma leiga dos Estados Unidos da América como secretária adjunta.  Luis Manuel Alí Herrera, secretário, e Teresa Morris Kettlekamp, ex-diretora executiva do Secretariado de Proteção de Crianças e Jovens da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, secretária-adjunta, foram os escolhidos.

Esta é a primeira vez que a comissão tem um bispo como secretário e uma mulher como secretária adjunta (que é um cargo novo). Ambos são já membros da comissão e têm uma vasta experiência no domínio da proteção das crianças.

Luís Alí Herrera, psicólogo, é bispo auxiliar da Arquidiocese de Bogotá desde 2015 e secretário-geral da Conferência Episcopal da Colômbia desde 2022. Sucede ao padre de origem inglesa Andrew Small, que é secretário pro tempore da comissão desde junho de 2021. O primeiro secretário da comissão foi Mons. Robert Oliver, de Boston, que serviu como secretário de 2014 a 2021.

O Cardeal O’Malley, responsável pela Comissão, referiu ao portal America, dos jesuítas, que “o anúncio marca mais um passo importante para tornar a nossa Igreja um lugar cada vez mais seguro para as crianças e pessoas vulneráveis.” Agradeceu ao Bispo Ali Herrera e à Sra. Morris-Kettelkamp a sua “disponibilidade para servir o Santo Padre e a Igreja neste momento importante da vida da Comissão”.

“Como membros da comissão há muitos anos”, disse O’Malley, “eles refletem um forte foco na continuidade do trabalho e da agenda da comissão desde sua expansão em 2022. Eles são bem conhecidos entre a comunidade de profissionais de salvaguarda, e estou confiante de que trarão uma abordagem baseada em equipa para o nosso trabalho comum, uma vez que a comissão foi formalmente incorporada na Cúria Romana pelo Santo Padre na Constituição Apostólica ‘Praedicate Evangelium’ “.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This