Menos 40% em 20 anos

Número de seminaristas em Espanha é o mais baixo de sempre

| 17 Mar 2023

seminario redemptoris mater, em madrid, foto site do seminario

Os seminários do Caminho Neocatecumenal são os menos afetados pela diminuição de vocações que se regista em Espanha. Foto: Direitos reservados.

 

Os seminários espanhóis estão cada vez mais vazios. Segundo dados oficiais da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), este é o primeiro ano letivo em que o número total de aspirantes ao sacerdócio não chega a mil, avançou esta quinta-feira, 16 de março, a agência católica ACI Prensa. Comparativamente com dados de há 20 anos, a diminuição é de cerca de 40%.

Os dados de frequência dos seminários espanhóis são divulgados anualmente na proximidade do dia 19 de março, Solenidade de São José, em que a Igreja Católica celebra o Dia do Seminário.

Neste ano letivo de 2022-2023, há ao todo 974 seminaristas, repartidos por 15 seminários. O número dos que só agora entraram desceu pela primeira vez para menos de 200 (172), e as ordenações realizadas não chegarão a cem (97). Há 20 anos, no ano letivo de 2002-2003, os seminaristas eram 1.700, tendo entrado mais de 350 e sido ordenados quase 200.

Já no ano académico 2016-2017, o número de aspirantes ao presbitério caiu pela primeira vez abaixo de 1.300, e no ano 2018-2019 os seminaristas eram apenas 1.203.

O jornal Religión Digital assinala que “em plena crise vocacional”, a “hecatombe” só não é maior porque, do total de 974 seminaristas, “mais de 250 pertencem ao Caminho Neocatecumenal”, frisando que os seminários Redemptoris Mater, onde estes estudam, são os menos afetados pela diminuição de vocações que se regista em Espanha.

Apesar de a CEE não disponibilizar os dados por dioceses, há algumas delas que tomam a iniciativa de o fazer. É o caso de Madrid, onde de um total de 84 seminaristas, quase um terço (38) são neocatecumenais.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This