Núncio de França promete levar ao Vaticano candidaturas das “mulheres apóstolas”

| 3 Out 2020

mulheres toutes apotres, Foto Twitter Anna Cuxac

Seis das mulheres que apresentaram as suas candidaturas, acompanhadas da teóloga Anne Soupa (a terceira a contar da esquerda), que se candidatou ao lugar de arcebispa de Lyon. Foto: Twitter de Anna Cuxac.

 

Depois de uma delas ter sido ameaçada de morte, as sete mulheres pertencentes ao grupo “Toutes Apôtres” (em português, “Todas Apóstolas”), que apresentaram em julho passado as suas candidaturas a cargos reservados aos homens na hierarquia da Igreja, foram recebidas, uma por uma, pelo núncio apostólico de França. Celestino Migliore prometeu a todas elas que levaria os seus pedidos ao Vaticano.

Christina Moreira, francesa de origem espanhola, foi a última das sete a ser recebida, esta sexta-feira, 2 de outubro, pelo representante do Papa. Em declarações à agência EFE, divulgadas pelo Religión Digital, a candidata ao sacerdócio disse estar “muito satisfeita” com a conversa que manteve durante mais de uma hora com o núncio de França, cujo conteúdo o mesmo lhe pediu que não revelasse. Christina partilhou, no entanto, que Celestino Migliore assegurou que levaria ao Vaticano o seu pedido, bem como os das restantes seis mulheres do grupo.

“É muito mais do que tinha conseguido em Espanha, onde o bispo de Santiago de Compostela, Julián Barrio, e o arcebispo Carlos Osoro, de Madrid, me fecharam as portas, dizendo que não me reconhecem como presbítera e que não sou católica”, contou.

A sétima “mulher apóstola” afirma ter recebido uma “ordenação sacerdotal das mãos de uma bispa consagrada por um bispo de linhagem apostólica” e garante: “Se eu fosse um homem, seria uma ordenação totalmente legítima.” Christina Moreira não duvida de que um dia poderá dirigir uma paróquia: “Se queres uma realidade, fá-la”, defende.

À saída da reunião, três das sete aspirantes esperavam por Christina. “Agradecemos esta abertura da Igreja e a compreensão da realidade das mulheres, que demonstra que o diálogo é possível”, afirmou Sylvaine Landrivon, candidata a bispa.

“Nós, as mulheres, temos estado ao lado de Jesus Cristo desde o início para cuidar dele e acompanhá-lo até à morte”, disse por seu lado Hélène Pichon, que se candidatou ao cargo de núncia. “Há décadas que lutamos para ser reconhecidas e continuaremos a fazê-lo”.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This