
Interior da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, um projeto dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas. Foto © João Valério/Wikimedia Commons.
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, obra assinada por Nuno Teotónio Pereira (em conjunto com Nuno Portas), recebe este sábado, 19 de novembro, pelas 21 horas, um concerto de homenagem ao arquiteto que a idealizou, no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento.
Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, na qual se situa a igreja, o concerto “Serenata e Sinfonia”, pelos Ensembles ANSO – Metropolitana, cumpre aquele que era um dos objetivos de Nuno Teotónio Pereira quando projetou aquele espaço.
“Desenvolvemos o projeto a pensar no programa não como uma igreja mas como um espaço ecuménico, onde poderiam acontecer outras atividades. (…) É uma igreja mas poderia também ser um teatro. Ambos os programas têm muitos aspectos em comum. A principal característica comum é a ideia de assembleia. (…) O projeto é coincidente com o Concílio Vaticano II, que nesse período fez uma mudança radical na forma como as pessoas viviam o espaço da igreja”, explicou o colega Nuno Portas, no livro “18 Obras Partilhadas”.
O concerto em homenagem a Nuno Teotónio Pereira foi pensado, também, porque “a chamada ‘música clássica’ foi sua companheira de toda a vida, nas horas de trabalho solitário no atelier, e em especial durante os últimos sete anos em que esteve cego”, explica Luísa Teotónio Pereira, filha do arquiteto, em declarações ao 7MARGENS.
Igualmente em sua homenagem, a exposição “O arquitecto n. 103” (o número de registo de Nuno Teotónio Pereira na Câmara Municipal de Lisboa), continua aberta ao público até ao final do ano, na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS), da mesma Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 13h30, e das 14h30 às 18h.