Pelo centenário do seu nascimento

Nuno Teotónio Pereira homenageado em concerto numa das suas obras

| 18 Nov 2022

Interior da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, um projeto dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas. Foto © João Valério/Wikimedia Commons.

 

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, obra assinada por Nuno Teotónio Pereira (em conjunto com Nuno Portas), recebe este sábado, 19 de novembro, pelas 21 horas, um concerto de homenagem ao arquiteto que a idealizou, no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento.

Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, na qual se situa a igreja, o concerto “Serenata e Sinfonia”, pelos Ensembles ANSO – Metropolitana, cumpre aquele que era um dos objetivos de Nuno Teotónio Pereira quando projetou aquele espaço.

“Desenvolvemos o projeto a pensar no programa não como uma igreja mas como um espaço ecuménico, onde poderiam acontecer outras atividades. (…) É uma igreja mas poderia também ser um teatro. Ambos os programas têm muitos aspectos em comum. A principal característica comum é a ideia de assembleia. (…) O projeto é coincidente com o Concílio Vaticano II, que nesse período fez uma mudança radical na forma como as pessoas viviam o espaço da igreja”, explicou o colega Nuno Portas, no livro “18 Obras Partilhadas”.

O concerto em homenagem a Nuno Teotónio Pereira foi pensado, também, porque “a chamada ‘música clássica’ foi sua companheira de toda a vida, nas horas de trabalho solitário no atelier, e em especial durante os últimos sete anos em que esteve cego”, explica Luísa Teotónio Pereira, filha do arquiteto, em declarações ao 7MARGENS.

Igualmente em sua homenagem, a exposição “O arquitecto n. 103” (o número de registo de Nuno Teotónio Pereira na Câmara Municipal de Lisboa), continua aberta ao público até ao final do ano, na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (BACS), da mesma Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 13h30, e das 14h30 às 18h.

 

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga

Decreto de extinção a marcar passo?

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga novidade

A pouco mais de três meses de se completar um ano, prazo dado pelo Vaticano para extinguir a Comunidade Loyola, um instituto de religiosas fundado por Ivanka Hosta e pelo padre Marko Rupnik, aparentemente tudo continua como no início, com as casas a funcionar normalmente. No caso da comunidade de Braga, para onde Ivanka foi ‘desterrada’ em meados de 2023, por abusos de poder e espirituais, a “irmã” tem mesmo estado a desenvolver trabalho numa paróquia urbana, incluindo como ministra extraordinária da comunhão, com a aparente cobertura da diocese.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This