Navio com cereais da Ucrânia é esperança

“O barco vai de saída” mas a fome no mundo tornou-se “catastrófica”

| 18 Ago 2022

 

 

No momento em que um primeiro navio carregado com 23 mil toneladas de cereais da Ucrânia consegue, finalmente, singrar através do Mar Negro, o Programa Alimentar Mundial (PAM) alerta para a tragédia da fome que se abate sobre várias regiões do mundo: o número daqueles que enfrentam insegurança alimentar aguda aumentou de 135 milhões para 345 milhões desde 2019.

“Do Corredor Seco da América Central e do Haiti, passando pelo Sahel, República Centro-Africana, Sudão do Sul e depois para o leste até o Corno da África, Síria, Iémen e todo o caminho até o Afeganistão, há um círculo de fogo que se estende ao redor do mundo onde  o conflito e os choques climáticos  estão levando milhões de pessoas à beira da fome”. È este o quadro negro traçado pelo PAM.

No total, esta organização das Nações Unidas calcula que cerca de 828 milhões de pessoas vão todas as noites para a cama com fome, e outros 50 milhões de pessoas em 45 países “encontram-se à beira da fome”.

A situação é ainda mais grave, refere o PAM, porque os recursos para socorrer os famintos “atingiram o fundo do poço”. Para cuidar de 152 milhões de pessoas ao longo de 2022, aquele Programa necessita de cerca de 22 mil milhões de euros. Os governos, que são os maiores financiadores, vêem-se na situação de investir na recuperação da economia, nesta fase pós-pandemia. Esta “encruzilhada crítica”, como lhe chama a organização, leva-a a apelar a doadores do setor privado, indivíduos de rendimento líquido, influenciadores e celebridades, a contribuir para os fundos do Programa. Mas também os jovens e os cidadãos em geral “podem levantar suas vozes contra a injustiça da fome global”, apela o PAM.

A guerra na Ucrânia, desencadeada em fevereiro com a invasão do país pelas tropas russas, gerou convulsões e consequências que agravaram o efeito de outros fatores, como os decorrentes de outros conflitos, e ainda as mudanças climáticas e a pandemia do covid-19.

Representantes do PAM e da Organização Mundial de Saúde têm vindo a alertar para o facto de a ajuda que muitos países ocidentais estão a prestar à Ucrânia não dever levar a descurar situações que são, em muitos casos, tão ou mais graves do que a daquele país europeu. Falando, em especial da região do Tigré, no Norte da Etiópia, que considerou “o pior desastre da Terra”, o secretário-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Gebreyesus, denunciou, em declarações veiculadas pela RTP, que “em termos humanitários, a situação é pior do que na Ucrânia”. “Porque silenciamos o sofrimento dos seis milhões de pessoas do Tigray? Será pela cor da pele?”, interrogou aquele dirigente mundial, dirigindo-se, em particular, aos países ocidentais.

 

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This