AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O ciclo da vida

| 01/09/2019

O ciclo da vida

by | 1 Set 19 | Entre Margens, Últimas

É quase impossível ficar indiferente a uma gravidez, um nascimento, uma criança. Quem nunca sentiu o tempo parar quando tem nos braços um bebé adormecido? Ele parece conter em si toda a esperança e todas as possibilidades. Quando crescem, surpreendem-nos com perguntas que nunca imaginamos ou com respostas que contêm toda a verdade do mundo. Para um adulto, há algo de mágico no modo imediato e intenso como as crianças lidam com o mundo à sua volta. Afinal, a condição de adulto é a mediatidade – a de acumular, sucessivamente, juízos, pensamentos, sentimentos em relação a tudo o que nos rodeia. Ser adulto é viver constantemente pré-ocupado com as tarefas que se nos impõem, as ansiedades que carregamos, os medos que recorrentemente nos visitam.

Pareceu, por isso, magia a reação daquela criança de quatro anos que, perante a imagem de um leão a atacar uma gazela e a interjeição de pena expressa pelos adultos, disse: é o ciclo da vida. Com o tom de voz que os adultos tantas vezes usam para sossegar as crianças. Calma, não te atormentes, é o ciclo da vida. Esquecemo-lo recorrentemente porque, à medida que crescemos, vamos tentando afastar das nossas pré-ocupações a morte, esse fantasma que nos persegue continuamente. Angustia-nos e, por essa razão, não gostamos de pensar nela nem que nos seja relembrado que, a qualquer momento, geralmente incontrolável, tudo isto terminará.

Durante milhares de anos, os seres humanos arranjaram estratégias para lidar com a angústia da morte e do fim. Em especial, com a consciência da falta de sentido e de possibilidade de explicação – um tormento que não conseguimos evitar quando vivenciamos a morte, que é sempre na pessoa do outro mas que, ao mesmo tempo, se torna também uma experiência nossa. As religiões cumpriram genericamente esse papel, tecendo narrativas que procuravam dar um sentido ao fim, dissolvendo-o num processo de passagem ou de repetição. E, apesar da dor e do luto, a morte foi sendo assumida como um facto natural e positivo – somos chamados, recomeçaremos o ciclo, seremos recompensados.

Do mesmo modo, quando o tema da morte sobe à mesa filosófica não assume a angústia do fantasma temido. Martin Heidegger, um dos grandes e polémicos filósofos do século XX, expressou-o com a seguinte fórmula na sua análise do Ser e do ser humano: somos seres-para-a-morte. No sentido de que a temporalidade, essa consciência da finitude inevitável, constitui parte essencial do homem que é ser-no-mundo. A consciência da morte garante a consciência de existirmos, de sermos Dasein. É ela que dá forma às nossas possibilidades e ao projeto de vida que concretizamos a partir dessas possibilidades. Somos seres para a morte.

A modernidade, no entanto, reinventou o sentido da morte. Na ânsia de emancipação total, desde as tradições à biologia, a morte passou a ser progressivamente entendida como um limite inaceitável para este Ser que se fez sozinho e não aceita limites. Por essa razão, a ciência foi desenvolvendo estratégias crescentes para afastar ao máximo aquele momento. Eliminamos doenças, generalizamos prevenções, criamos medicamentos, suplementos, vitaminas e tratamentos variados que nos façam viver até mais tarde. No entanto, a morte continuou à espera e, simultaneamente, percebemos que mais tempo de vida não significa uma condição humana melhor: surgem autoimunidades, a incidência de cancro aumenta, a demência multiplica-se, a velhice é triste e solitária.

E como a angústia da morte se mantém, o início do século XXI assiste a uma nova vaga de ataque, agora com o casamento temeroso entre tecnologia e os valores da emancipação. A promessa dos novos líderes religiosos, que nascem na Silicon Valley, já não é a da narrativa que nos leva a aceitar a nossa condição mortal e encontrar, apesar disso, um sentido e um projeto e paz interior. Os novos sacerdotes, inebriados pela ideia de homem novo, procuram antes libertar o ser humano desse último obstáculo e, pelo caminho, transformar a imortalidade num negócio.

Equaciona-se o congelamento do corpo, a injeção de sangue novo, a transferência da nossa memória (o mesmo é dizer, da nossa identidade) para um aparelho digital. Há milhões de dólares investidos nas grandes empresas tecnológicas dos nossos dias para inventar a imortalidade. E muitos anseiam essa última emancipação, surpreendentemente sem temer o novo ser que resultará do ser que venceu a morte – e que o terá feito por ser escravo dos seus medos e das suas angústias. Mas há algo de assustador em tudo isto. É que, na ânsia de vencer o medo da morte, parecemos ter esquecido a lição mais infantil e, por isso, mais sábia de todas: é o ciclo da vida.

 

Patrícia Fernandes é Professora de Filosofia Política na Universidade da Beira Interior e na Universidade do Minho

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos novidade

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas

[Entre o quadro e o mundo (32)]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas novidade

Ter reuniões marcadas, tempo reservado nos horários e instrumentos para registar o trabalho conjunto não significa necessariamente que exista colaboração entre professores. No novo episódio do podcast “Entre o Quadro e o Mundo”, Luís Francisco Marques questiona uma escola cada vez mais capaz de organizar e medir o que é feito por todos, mas nem sempre capaz de criar uma cultura em que os professores pensem verdadeiramente em conjunto.

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.