Eleito por maioria

O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos

| 16 Nov 2022

timothy broglio, eleito presidente da USCBB em novembro de 2022, foto c Senior Airman Kristin High

Como bispo responsável pelas forças armadas, foi polémica a postura de Broglio quando sugeriu que os soldados recusassem as vacinas contra o coronavírus. Foto © Senior Airman Kristin High.

 

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) acaba de eleger para seu novo presidente Timothy Broglio, bispo das forças armadas e ex-núncio da República Dominicana. A figura escolhida esta terça-feira, 15 de novembro, pelos bispos norte-americanos, reunidos em Baltimore para a sua assembleia plenária de outono, é controversa e as críticas não se fizeram esperar: é que Broglio foi secretário particular de Angelo Sodano, o cardeal acusado de ter encoberto inúmeros crimes de pedofilia dentro da Igreja.

Como bispo responsável pelas forças armadas, foi também polémica a postura de Broglio quando sugeriu que os soldados recusassem as vacinas contra o coronavírus, caso estas violassem “a santidade da sua consciência”, e ainda o facto de ter defendido a tese de que a homossexualidade dos padres está na origem da crise dos abusos sexuais na Igreja dos EUA e de que, quando as vítimas têm mais de 12 anos, não se trata de pedofilia.

Vários media que fazem a cobertura da atualidade da Igreja Católica, como o National Catholic Reporter, o Religión Digital, ou o La Croix referem que a escolha de Broglio envia uma “mensagem de rejeição” ao Papa Francisco e revela “um retrocesso à visão pré-conciliar”, fechada e clericalista da Igreja.

O nome de Broglio, 70 anos, estava entre os dez que circulavam para substituir o arcebispo de Los Angeles, José Gomez, que chegou ao fim de seu mandato de três anos. Originário de Ohio, no centro dos EUA, e doutor em direito canónico, o novo presidente dos bispos norte-americanos ocupou vários cargos dentro da representação do Vaticano no exterior (Costa do Marfim, Paraguai) antes de ser escolhido, em 2001, como núncio apostólico da República Dominicana. No mesmo ano, foi nomeado arcebispo por João Paulo II.

Durante uma conferência de imprensa após ter sido escolhido, com 138 votos, Timothy Broglio negou que a sua eleição seja um sinal de “dissonância” entre os bispos norte-americanos e o Papa, tendo assegurado que “está certamente em comunhão com o Papa Francisco como parte da igreja universal” e que ambos são “irmãos bispos”. Broglio destacou ainda que espera poder conversar com os líderes políticos norte-americanos, em particular o Presidente Joe Biden.

O arcebispo William Lori de Baltimore, “uma das vozes pró-vida mais ativas” na conferência episcopal e que se tem manifestado veementemente contra o racismo, foi eleito vice-presidente aos 71 anos, com 99 votos.

 

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This