Apresentação na Colegiada da Oliveira

O “Correio de Nossa Senhora” num debate em Guimarães

| 16 Set 2021

Cartas, Correio de Nossa Senhora, Fátima

Mensagens do Correio de Nossa Senhora. Em primeiro plano, carta da mãe de Valentim da Silva Dias, militar que estivera na Guiné; muitas cartas entregues em Fátima pedem a paz ou o regresso dos soldados. Foto © António Marujo.

 

O livro A Caixa de Correio de Nossa Senhora, que resultou da investigação do jornalista António Marujo, do 7MARGENS, na correspondência deixada pelos peregrinos ou enviada para o Santuário de Fátima, será objecto de uma apresentação do livro e debate em Guimarães, na noite desta sexta-feira, 17 de Setembro.

 

 

Iniciativa da livraria-café Rimas e Tabuadas e da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, o encontro decorre na Colegiada da Oliveira, a partir das 21h30. A apresentação do livro (ed. Temas e Debates) está a cargo de Manuel Pinto, professor universitário, e Eduardo Jorge Madureira, professor e ex-director pedagógico do Público na Escola. Ambos integram a equipa editorial do 7MARGENS. O autor do livro participa também na sessão.

Caixa de Correio de Nossa Senhora

A secção do arquivo de Fátima denominada Correio de Nossa Senhora recolhe cerca de oito milhões de mensagens (800 mil das quais respeitantes apenas a 2017, ano do centenário dos acontecimentos). Destas, o autor do livro consultou – também com o jornalista Joaquim Franco, com quem realizou um conjunto de três reportagens emitidas na SIC com o título Livrai-nos da Guerra – cerca de 50 mil mensagens, tantas as que estavam disponíveis à consulta, respeitantes aos anos até 1974, quando terminou a Guerra Colonial.

Embora centrada no tema da guerra, a investigação abre também o olhar sobre muitos outros temas que os peregrinos: saúde e emprego, fé e (des)amores, sexualidade e relações humanas, questões familiares ou experiência de Igreja, política e quotidianos.

A investigação aqui feita foi a primeira, com esta dimensão, feita naquele arquivo, que apenas nos últimos anos ficou classificado de modo a poder estar acessível à consulta de historiadores, investigadores ou jornalistas.

A participação é livre, sujeita apenas à limitação de lugares, de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This