AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Dália Fernandes

[Entre Margens]

O cristianismo que começou dividido

| 30/12/2025

 

O cristianismo não nasceu unido. As primeiras comunidades que seguiram Jesus de Nazaré formaram um movimento diverso, tenso e em construção. A fé em Cristo reunia, mas também dividia. Desde o início, a Igreja nascente teve de lidar com a difícil tarefa de conciliar a fidelidade às raízes judaicas com a abertura universal que o Evangelho anunciava.

Os Atos dos Apóstolos e as epístolas paulinas deixam entrever esse cenário de conflito. Em Jerusalém, o grupo liderado por Tiago, o “irmão do Senhor” (At 15,13; Gl 1,19), mantinha uma prática profundamente enraizada na Lei de Moisés. Na diáspora, Paulo pregava um Cristo libertador, cuja graça dispensava a circuncisão e as observâncias rituais (cf. Gl 5,6). As tensões não eram meramente teológicas: implicavam pertença, identidade e autoridade. Quem podia ser considerado parte do novo povo de Deus? Os gentios deviam submeter-se às prescrições judaicas? Que legitimidade tinha Paulo para falar em nome dos apóstolos?

O chamado “Concílio de Jerusalém” (At 15,1-29) procurou responder a estas perguntas. A decisão de não impor aos gentios o jugo da Lei abriu caminho à universalização do cristianismo. Mas a paz foi apenas aparente. A carta aos Gálatas conserva o eco de um confronto direto entre Pedro e Paulo em Antioquia: “Resisti-lhe na cara, porque merecia repreensão” (Gl 2,11). Por trás deste episódio estava a velha tensão entre tradição e novidade, pertença e liberdade, estrutura e carisma, uma tensão que, em muitos aspetos, nunca desapareceu.

Igreja de São Pedro e São Paulo. Polónia

“A decisão de não impor aos gentios o jugo da Lei abriu caminho à universalização do cristianismo. Mas a paz foi apenas aparente.” Foto: Mosaico na igreja de São Pedro e São Paulo em Gliwice (Polónia]. © Petrus Silesius / Wikimedia Commons

Com o tempo, novas divisões surgiram. As comunidades multiplicaram-se, as interpretações do Evangelho divergiram e as disputas doutrinais tornaram-se inevitáveis. O século II conheceu as correntes gnósticas, que viam na mensagem de Cristo um saber espiritual reservado aos iniciados, e o montanismo, que reivindicava a liberdade profética das origens (Eusébio, Hist. Ecl. V,16-18). Paralelamente, surgiram as primeiras tentativas de definir uma ortodoxia através de credos e cânones (Muratorianum Fragmentum, c. 180 d.C.). A unidade cristã foi construída, paradoxalmente, sobre o terreno movediço do conflito.

Os Padres da Igreja compreenderam bem este paradoxo. Irineu de Lião, no final do século II, via nas divergências uma prova da vitalidade da fé: “Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus; e onde está o Espírito de Deus, aí está a Igreja e toda a graça” (Adversus Haereses III, 24,1; cf. Mt 18,20; 1Cor. 3,16). A verdade dizia, manifesta-se quando é posta à prova. De certo modo, as tensões internas obrigaram o cristianismo a pensar-se, a discernir os seus limites e a depurar o essencial. O que começou como movimento profético e plural transformou-se, pouco a pouco, numa instituição com fronteiras definidas e autoridade centralizada.

Mas essa institucionalização teve um preço. A diversidade inicial foi sendo substituída por uniformidade, e a liberdade do Espírito deu lugar à disciplina da ortodoxia. Com Constantino, a fé que nascera nas margens tornou-se religião do Império (Eusébio, Vita Constantini I, 28-32). E quando a cruz passou a figurar nos estandartes do poder, muitos perguntaram-se se o Evangelho ainda falava a partir da periferia, ou se se tornara voz do centro.

As divisões do primeiro cristianismo, longe de serem apenas feridas antigas, continuam a ecoar. Hoje, as igrejas multiplicam-se, cada uma com a sua leitura, os seus dogmas, as suas fronteiras. A tentação de “ter razão” continua a ser mais forte do que a disposição para escutar. E, no entanto, o mesmo Espírito que inspirou Pedro e Paulo a discutirem frente a frente é o que pode hoje reconciliar as nossas diferenças. A unidade não se impõe; constrói-se no diálogo, na escuta, na humildade.

A história mostra que o conflito, quando assumido com verdade, não é destrutivo: é criador. As tensões do cristianismo antigo não foram o fim de nada, mas o começo de uma consciência mais ampla. O Evangelho não precisa de uniformidade, mas de fidelidade, e fidelidade é também capacidade de questionar.

As divisões de ontem lembram-nos que a fé nunca foi um consenso, mas um caminho. Talvez o desafio do nosso tempo seja o mesmo dos primeiros discípulos: aprender a viver juntos na diferença, sem confundir unidade com domínio, nem diversidade com rutura. Entre a fé e o poder, o cristianismo só permanece fiel a si próprio quando escolhe o caminho do diálogo: o único onde o Espírito pode continuar a soprar.

 

Dália Fernandes é mestre e doutoranda em História e Cultura das Religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora do ensino básico e secundário.

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoiar
Inscreva-se para receber a nossa newsletter gratuita: https://setemargens.com/assinar
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This