AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Bonhoeffer
Fotografia retirada do trailer oficial do filme

[Nas margens da filosofia (LXXIV)]

“O espião de Deus”, um filme sobre Bonhoeffer – um título discutível

 

Um filme com este título está presentemente num dos nossos cinemas e pretende contar-nos a actuação de Dietrich Bonhoeffer durante a Segunda Guerra Mundial. Bonhoeffer é alguém que muito admiro e sobre quem tenho escrito.[1] Daí espantar-me com algumas infidelidades na história que nos é contada e, sobretudo, com o título dado ao filme, pelo qual somos levados a pensar que se poderá tratar de um tema de espionagem quando o personagem em causa foi um eminente teólogo que se insurgiu contra o nazismo, denunciando a sua crueldade e o seu ataque aos valores cristãos.

Note-se que a infância de Bonhoeffer está bem retratada – é apresentado como pertencendo a uma família alemã de classe média alta, na qual todos os seus membros vivem em harmonia, numa casa linda onde nada lhes falta e onde cada um tem a atenção que lhe é devida. É-nos também dada informação sobre a estadia de Bonhoeffer nos Estados Unidos da América, onde foi estudar teologia e onde se presume que tenha sido feliz.

Nessa altura, bem como posteriormente, escreveu textos de teologia e pretendeu iniciar um movimento de renovação dentro da Igreja Evangélica – o movimento Bekennende Kirche [Igreja Confessante]. O filme retrata bem a atmosfera de chumbo que reinava na Alemanha na altura da ascensão de Hitler e faz-nos partilhar do medo e da angústia de todos os que se opunham ao regime. Os ideais de pureza de sangue então propagados, levaram à perseguição dos judeus, dos ciganos e dos deficientes físicos, sendo estes conduzidos para campos de extermínio onde a maior parte morreu nas câmaras de gás.

A estadia do teólogo nos Estados Unidos da América é bem retratada, ficando nítido o contraste entre a liberdade de pensamento da qual gozou nesse país, e a atmosfera sinistra com a qual se deparou no seu regresso à Alemanha. Espanta-me que no filme não haja qualquer referência ao seu noivado, uma época da sua vida bem retratada na correspondência que o teólogo trocou com a noiva e onde se evidenciavam bem os planos que ambos esperavam de uma vida em comum.

A pergunta “como viver?” foi uma constante nas suas reflexões. A ela respondeu em múltiplos escritos, recorrendo ao Evangelho e denunciando situações com ele incompatíveis. O seu inconformismo ficou expresso em textos e no seu modus vivendi que nada teve de “espionagem.” Os textos que então escreveu são de cariz teológico e político, textos que provocaram a ira dos dirigentes nazis e que o levaram inexoravelmente à morte. Porque, diferentemente de muitos dos seus contemporâneos, Bonhoeffer ousou desobedecer.

Reflectindo sobre o tema da coragem, o teólogo considerou que ao longo da história os alemães aprenderam o valor da obediência encontrando no dever cumprido um sentido para as suas vidas. Mas a ideologia nazi veio mostrar que a obediência tem efeitos perversos, transformando em conformismo e cobardia aquilo que até então fora entendido como coragem. Dietrich Bonhoeffer não pactuou com esse status quo, insurgindo-se nos textos que escreveu. E a sua voz teve eco, mesmo que não tenha sido imediato. Foi em nome de convicções profundas e enraizadas que arrostou as perseguições, o cativeiro e a forca. Não morreu glorificado como herói, mas a sua morte impôs-se-nos como uma etapa em sintonia com a vida que, segundo ele, merecia ser vivida na defesa de valores mais altos do que o pragmatismo e a eficácia.

O primeiro ponto de viragem situa-se entre 1931-32, depois de uma estadia de um ano no Union Theological Seminary, em Nova Iorque. Marca-o nessa data um chamamento, um apelo que o teria levado a uma consciência mais funda do cristianismo e, consequentemente, à intensificação do seu trabalho pastoral em comunidades de base. É também por esta altura que se inicia no combate à incipiente ameaça nazi. A denúncia que faz da iniquidade das leis anti-semitas então proclamadas, é por ele justificada não só do ponto de vista ético e político mas sobretudo por razões teológicas: a segregação e perseguição de determinados indivíduos deveria ser entendida como segregação e perseguição do próprio Cristo.

Bonhoeffer foi um personagem multifacetado, que nos interessou pelos contributos no campo da ética, da teologia, da política e da acção concreta. Mas que sobretudo se impôs pela capacidade de resistir, pela fortaleza de ânimo e pela coragem, aspectos bem presentes nos seus escritos. Nele se fundem de um modo coerente, o cidadão e o crente, o teólogo e o investigador, o pastor que fala em nome da fé e o rebelde que se indigna com certas atitudes da Igreja Luterana e delas se demarca. Mas nada do que escreveu nos permite classificá-lo como espião, tal como aparece no título do filme que nos pretende retratar a sua vida. Lamento que neste caso concreto os espectadores sejam motivados por uma temática alheia à obra de Dietrich Bonhoeffer – admirável nas suas vertentes éticas, políticas e teológicas.

 

[1] Vj. “Pensar a fé no cativeiro. Dietrich Bonhoeffer”, Revista Internacional Católica Communio, (1998), ano XV, nº 5, (A virtude da fortaleza) pp. 434-448, bem como “Quando se morre por Deus: Dietrich Bonhoeffer e as consequências de uma religião sem Deus” em A Questão de Deus na História da Filosofia, coord. Maria Leonor Xavier, Sintra, Zéfiro, vol II, pp. 943-955.

 

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é Professora Catedrática (aposentada) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This