No Vietname

Padres jogam futebol para treinar a solidariedade e sinodalidade

| 25 Jul 2022

Bolas de futebol num campo. Foto © Travel Nomades | Unsplash

O futebol pode ser um bom exercício de sinodalidade. Foto © Travel Nomades | Unsplash

 

O padre Joseph Pham Huu Quang, de 38 anos, é vietnamita e descobriu há algum tempo o prazer de jogar futebol com outros padres que, à semelhança do que também acontece em Portugal, se juntam em equipas para campeonatos de clérigos. São 30 quilómetros de mota desde a sua paróquia até ao local onde treinam, mas o padre Quang, com as suas chuteiras e uma faixa azul, faz esse percurso sem nenhum problema, conta a agência UCA News.

“Fazemos alguns exercícios de aquecimento, alongamentos e pernas por um tempo e depois aprendemos as habilidades necessárias para correr e controlar, passar e cabecear”, diz ele, acrescentando que estes são essenciais para promover a saúde física, reduzir lesões e jogar bem. O padre, que joga no meio-campo, conta que nos primeiros dias de treino caiu e torceu o joelho num lance, e que a dor o “desanimou e levou alguns dias para se recuperar”. “Desde então, ganhei experiência prática para superar com confiança lesões leves”, afirma o padre, que não joga futebol desde que deixou o Seminário Maior Xuan Bich em Hue em 2016.

Joseph diz estar feliz por já não ter dores e manter boa saúde para disputar jogos contra equipas de outras freguesias.

O padre Quang, que é responsável por uma paróquia com 660 católicos com sede no distrito de Phong Dien e celebra missa diária às 5h, é membro da equipa Clergy Hue, que conta com 24 padres e diáconos com idades entre os 28 e os 48 anos.

Todos eles estão a praticar para participar no primeiro torneio que iniciará a 27 de julho, semelhante à Clericus Cup em Portugal. Cinco equipas formam o Grupo C e incluem Clergy Da Nang, Ha Tinh, Hue, Kontum e Qui Nhon e competirão no formato de campeonato de 27 de julho a 12 de agosto. O torneio acontecerá de julho a outubro, quando os bispos realizam o seu congresso nacional em Hanói.

Muitos dos padres que participam disseram que agora, desde que começaram a participar nos treinos de futebol, têm energia renovada para fazer o trabalho pastoral; alguns chegaram a afirmar que aprendem lições valiosas sobre a sinodalidade, pois seguem o que o seu treinador lhes pede, discutem planos juntos, trabalham juntos, ouvem-se uns aos outros e confortam-se uns aos outros quando estão deprimidos.

Culturalmente, alguns confessaram que no início sentiram vergonha de usar calções na frente de muitas pessoas porque estão sempre vestidos com recato, mas esse sentimento passou logo.

O padre Benedict Ngo Van Hai, capitão da equipe Clergy Hue, disse que embora os jogadores treinem num clima quente e sofram com o calor, fadiga física e lesões leves, nenhum deles quer desistir. “O torneio visa oferecer oportunidades aos padres de todo o país para se associarem e apoiarem uns aos outros após a pandemia de covid-19”, disse o clérigo, de 48 anos.

 

Um apelo: vamos multiplicar o número de leitores

 

Queremos multiplicar o número de leitores do 7MARGENS.

 

Isso será possível se cada pessoa 

Todos os apoios são relevantes. E a ajuda para que seja cada vez mais vasta a nossa comunidade de leitores é imprescindível.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This