AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Entre Margens]

O grupo dos quatro

| 01/02/2026

 

Eu, a Sirene, o Dez-Pás-Duas e o Lamalonga padecíamos do pior dos infortúnios – o de não ter jeito para coisa nenhuma. Especificidade que nos tornou inseparáveis, militantes fiéis do grupo dos quatro. Pertencíamo-nos por exclusão de partes. A gente sobrava em comum.

Sobrar aproximou-nos. Era a vida escolher por nós, o destino a impingir-nos as amizades à força. Vivíamos na mesma rua e não nos orgulhava ser parte ativa na estatística que metia o bairro na base da pirâmide do sucesso per capita, por isso, mentíamos muito.

Não sei quem é que inventou que mentir é pecado, mentir é fazer de conta, é substituir a realidade pelo sonho. Pecado é a realidade não prestar, e se a gente mentia era para tornar os dias prestáveis, embelezá-los. Não era pecado, era virtude.

Numa ocasião, o primo do Dez-pás-duas deu cabo de um joelho e ficou de cama, a mãe comprou-lhe uma consola para lhe consolar de tanto tempo deitado. O Dez-Pás-Duas, esperto e sabido, tinha combinado tudo, tim-tim por tim-tim, com o primo durante a visita da noite anterior – a mãe do acidentado saía para trabalhar às nove da manhã, depois o caminho estava livre, era só surgir.

O dia a jogar aos príncipes que matam dragões com golpes de espada passou-se que foi uma maravilha, de entusiasmos mil.

Quando se aproximou a hora de a tia do Dez voltar para casa, abalámos porta fora despistando o flagrante. Mas, antes disso, o Lamalonga refletiu em voz alta aludindo à opinião dos demais, E agora, como é que a gente justifica as faltas. O Dez disse, É fácil, metemos umas ligaduras nos braços e nas pernas,  besuntamos mercúrio e alegamos um acidente que nos levou ao hospital, a minha tia é enfermeira, deve ter isso tudo aí nos armários.

“Sobrar aproximou-nos. Era a vida escolher por nós, o destino a impingir-nos as amizades à força. Vivíamos na mesma rua e não nos orgulhava ser parte ativa na estatística que metia o bairro na base da pirâmide do sucesso per capita, por isso, mentíamos muito.”  Foto © Patrick Nouhailler via Flickr

A Sirene foi quem nos mascarou de aleijados, ficando de fora da fantasia, deu-se como acompanhante, apenas. Temia o castigo de Deus. Eu disse que não, que a avó Déte me tinha dito que Deus só castigava as más intenções, e que aquilo não era má intenção nenhuma, não estávamos a fazer mal a ninguém. Porque é que os professores do liceu não davam as aulas com jogos de consola? Seria a solução mais coerente para arrumar em definitivo o assunto das faltas – por motivos de isenção.

Quando íamos a sair, o Dez perguntou ao primo – que era mais velho, já tinha dezassete -, Ó primo, não nos facultas uma ganzinha, fizemos-te companhia o dia todo, merecemos. Sim, levem isso, está na gaveta, tira, Disse ele, Eu não vou mesmo poder bafar até sair desta maldita cama, mais logo isso está seco e já nem bate, levem à vontade, meus putos.

No caminho para a escola fomos treinando as expressões de dor, não era só chegar lá ornamentados de ligaduras e mercúrio, tínhamos de simular choro sincero, fazer as coisas bem feitas para não deitar tudo a perder. Estávamos tapados, outra falta injustificada levar-nos-ia a conselho disciplinar, por isso demos o nosso melhor.

A diretora era desprovida de coração e suspeitou da gente, impediu-nos de ir à última aula, mandou-nos para casa desfazer aquela figura, que amanhã falava com os pais.

Não lhe obedecemos, quer dizer, obedecemos-lhe pela metade, ignorámos a aula mas – perdido por cem, perdido por mil – não fomos logo para casa. Dirigimo-nos para o elevador do morro no intuito de ir bafar o pica facultado pelo primo do Dez. Na rua estava demasiado vento, desperdício puro. O elevador era mesmo o melhor spot, fazia de estufa e tudo.

Quando o detetor de incêndios disparou o alarme, a cabine empacou a meio caminho. Nós enredados numa nuvem de haxixe, presa num elevador, fazia lembrar os filmes do Chris Columbus. A Sirene chorava melodicamente em consonância com as gargalhadas do Lamalonga. O Dez estava sério e tonto, impávido e pálido, prestes a ter um teto preto – crise de claustrofobia, alegou depois. Eu mantive a calma e fiquei atenta à rua para pedir ajuda a quem passasse.

Vi o Padre Sebastião surgir ao fundo do passadiço, vindo lá dos lados da igreja, sob a cacimba crepuscular do final de tarde do inverno algarvio, e gritei enquanto fazia sinais de luzes – através da vidraça panorâmica da cabine – com a lanterna do telemóvel.

O Padre Sebastião gesticulava do lado de fora, ensaiando uma respiração que intencionava acalmar a histeria da Sirene – pacientemente, levantava e baixava os braços tipo maestro. Inspira, minha filha, inspira e expira devagar, Dizia ele do lado de fora, Tenham calma, meninos, tenham calma, vou chamar ajuda.

Quando o segurança chegou com a chave da salvação e nos libertou da clausura, disse, Agora, ou me dão o que têm aí ou vão comigo para o posto da GNR.

O Padre Sebastião disse-lhe, São miúdos, faz parte, quem nunca aprontou não cresceu, deixe-os ir que já ganharam para o susto.

O Dez tirou a pedra do bolso e entregou-a ao segurança sob o testemunho do Senhor Prior.

Naquele dia aprendemos várias lições. A primeira delas é que se deve confiar mais em padres do que em seguranças. A avó Déte tem sempre razão.

Entretanto, o Dez-Pás-Duas e o Lamalonga viraram acólitos do Sebastião. A Sirene casou com um segurança, é catequista e professora de canto coral. Eu rezo todas as noites e continuo sem jeito para nada.

 

Ana Sofia Brito é autora dos livros “Em Breve, Meu Amor”, “O Homem do Trator” e “A Menina Dança em Dezembro”, publicado em maio 2024. Lançou em 31 de janeiro 2025 o livro de poesia “Tempo” e é ainda autora do podcast, “Direito ao Grito“, da Fnac e assina a rubrica mensal “E por falar em livros…” no jornal “Sul Informação”.

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This