AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O inferno ficou oco

| 19/05/2024

Dança dos Ratos.

Dança dos Ratos, atribuído a Ferdinand van Kessel the Elder (1648–1696). Museu Städel, Frankfurt. / Wikimedia Commons

E foi por isso que o mundo desabou.

Em baixo, os corredores labirínticos abrigavam mais vidas do que se pensava. Vez por outra, um foco luminoso banhado a partículas sem cor, longínquo e quase despercebido, espreitava pelas frechas que a terra permitia.

O rei gordo, o rato dos ratos, o Ratazano, era dos poucos que saia para se passear na claridade. Não gostava, encandeava-se. Se é que se pode chamar coragem ao ato de afrontar, então o Ratazano era corajoso. Desbastava as unhas, esfregava os bigodes na pedra mais lustrosa do subsolo, esbugalhava os olhos e andava erguido pelo mundo da luz. Estranhava o mais que lhe fosse possível, depois descia…

Lá em baixo, os ratos sustentavam a podridão esburacada da negritude. Enquanto eles lá estivessem, a Terra não havia de desabar. Davam sustento ao esgoto e às caves sem coração. Se vistos de longe, pareciam formigas. Pareciam carreiros. Mas era pior, aquele mundo, bem pior. Tantas vezes entremordiam-se nas pontas das caudas e o sangue – porque não havia luz para se lhe enxergar a violência da cor – era só um líquido em estado de putrefação por onde a indiferença navegava solene.

O Ratazano, quando subia à superfície e suportava a claridade por mais de um qualquer tempo, quase sempre procurava buracos para se esconder e respirar a sombra. Também os havia lá em cima, os buracos. Bem escondidos, mas havia-os. Ah, se os havia. Eram restos guardados em surdina para a oportunidade do futuro. E a lucidez coitada, tão ingénua, não se dava conta. Mas o Ratazano, esse sim, descobria tudo quanto era viscoso. Faro apurado.

Notou que havia resquícios culturais do subsolo e inchou-se de contente. Voltava de dentes arreganhados para debaixo do chão e comunicava que havia esperança na superfície… um dia, poderiam voltar a ocupá-la e abandonar de vez o mundo intraterreno. Tinham saudade dos megafones, muita saudade. A saudade, quando é muita, torna-se manipuladora de memórias.

Os ratos, por sua vez, desconfiavam. Quem fede sabe o quanto fede; porque nariz próprio não tapa narinas. “Não, ninguém nos suportaria à superfície”, pensavam.

Mas o Ratazano ia ganhando espaço e coragem (se é que se pode usar este conceito de coragem em casos de afrontamento às leis divinas), e cada vez menos a claridade o incomodava. Cresceu, cresceu muito. Ocupava muito espaço. E os ratos lá em baixo, famintos, à espera da oportunidade. Os dentes muito arreganhados, o fedor tão intenso – a sangue venenoso. As frechas a serem cada vez mais. Sim, as frechas a serem cada vez mais, propositadamente. Quanto mais frechas, mais perigo. Tinham de habituar os olhos à claridade para o dia em que ocupassem a superfície.

O Ratazano, depois de todo o ensaio – ensaio de anos a inchar -, subiu ao púlpito da caverna labiríntica e mesmo sem luz orou à rataria:

  • Contei-os. Sei-os de cor. Descobri a quem fazer de cobaia e a superfície é nossa. Subamos, irmãos.

Enquanto orava viam-se os raios a exaltarem-se-lhe pelos olhos fora, como quem aponta o lazer a abrir caminho à bala. Os olhos do Ratazano são armas carregadas de ódio.

Abandonaram os buracos por debaixo dos pés do chão, escalaram à tona como vampiros em dia de festa – que é como quem diz: em dia de guerra – e o inferno ficou oco.

E o inferno ficou oco. E o inferno ficou oco. O inferno ficou oco, e a superfície sobrecarregada.

E foi por isso que o mundo desabou.

 

Ana Sofia Brito começou a trabalhar aos 16 anos em teatro e espetáculos de rua; depois de dois anos na Universidade de Coimbra estudou teatro, teatro físico e circo em Barcelona, Lisboa e Rio de Janeiro. Autora dos livros “Em Breve, Meu Amor” e “O Homem do Trator”, o seu último livro, “A Menina Dança em Dezembro”, publicado em maio 2024, tem como mote uma crónica publicada no 7MARGENS

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This