AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O inimaginável amanhã

| 05/05/2020

O inimaginável amanhã

by | 5 Mai 20

“(…) A escrita favoreceu o aparecimento de poderosas entidades ficcionais que organizaram as vidas de milhões de pessoas e deram novas formas à realidade de rios, pântanos e crocodilos. Ao mesmo tempo a escrita fez com que fosse mais fácil para os homens acreditarem na existência de tais entidades ficcionais, porque acostumou as pessoas a experimentarem a realidade através da mediação de símbolos abstratos.” Diz isto Yuval Noah Harari, em Homo Deus, História Breve do Amanhã.

Bem mais à frente, na mesma obra, pode ler-se: “No início do século XXI o comboio do progresso está novamente a partir e esse será provavelmente o último comboio a sair da estação chamada Homo sapiens. Aqueles que perderem esse comboio não terão uma segunda oportunidade. Para se conseguir um lugar é preciso compreender-se a tecnologia do século XXI, em particular os poderes da biotecnologia e dos algoritmos informáticos.”

No fim da mesma obra, encontramos mais este pedaço de texto: “Se pensarmos realmente a longo prazo, há três grandes processos ligados entre si que ofuscam todos os outros problemas e progressos:

  1. A ciência está a convergir para um dogma abrangente, segundo o qual os organismos são algoritmos e a vida consiste no processamento de dados.
  2. A inteligência e consciência estão a seguir caminhos separados.
  3. Em breve alguns algoritmos não conscientes mas de inteligência superior poderão conhecer-nos melhor do que nós próprios.

Estes três processos levantam consequentemente três questões-chave (…):

  1. Será que os organismos são apenas algoritmos e a vida não é mais do que processamento de dados?
  2. O que tem mais valor, a inteligência ou a consciência?
  3. O que acontecerá à sociedade, à política e à vida quotidiana quando os algoritmos não conscientes mas de inteligência superior nos conhecerem melhor do que nós próprios?”

É verdade que estas pareciam ser as questões inquietantes para o ser humano até há cerca de três ou quatro meses. É verdade que as dúvidas podiam ser formuladas como certezas obrigatórias porque o dominador humano recriava-se para além de si mesmo sem se inquietar com esta possibilidade de perder o controlo das suas criações. É verdade que, no imprevisível mundo novo que aí vinha, o que era difícil era fazer parar as engrenagens que pareciam não ter fim nem interrupção possível e que negavam a essência do próprio humano.

Mas, de repente, algo de bizarro cruzou os nossos céus, os nossos mares, as nossas montanhas e percorreu de lés a lés todo o espaço que encontrou. Não houve algoritmos que o previssem nem que o detivessem, nem humanos que o pudessem conter.

E agora?

Estamos de mãos atadas. O mundo inclinou-se, não por reverência, mas pela ameaça; o homem recolheu-se, não para descansar, mas para se proteger; os viajantes passaram a ficar em casa; os turistas regressaram aos seus países quase, ou mesmo, em aflitiva emergência; as imparáveis reuniões de trabalho passaram a ser feitas através de meios virtuais; as aulas começaram a ser dadas, outra vez, pela televisão (muitos já não se lembram, mas isto ocorreu num passado não muito longínquo); …

E, depois?

Depois disto tudo não sabemos. E, provavelmente, é com esta incerteza que vamos ter de aprender a lidar. Ou seja, o homem estava disposto a perder o controlo da sua criação, como se isso o mantivesse deus de si mesmo. Agora perdeu o controlo do seu sobreviver, mas em consequência do que não criou ou do que algum “escondido” terá criado. Tudo, assim, lhe parece bem pior porque o que tem de deixar de fazer transcende por completo a sua imaginação.

Precisa-se de quem adivinhe o futuro com uma boa dose de realismo; precisa-se de quem preveja a nova forma de vida; precisa-se de quem saiba viver sem abraçar, mas não perca a esperança de o poder voltar a fazer; precisa-se de quem saiba aparecer de rosto parcialmente defendido e não se sinta um extraterrestre em planeta próprio; precisa-se de quase tudo para poder voltar à vida tal como ela se nos apresentava quando era uma maravilhosa promessa.

O homem perdeu a convicção de omnipotência e isso é muito útil. Inútil é o preço que todos estamos a ter que pagar por isso. Assim sendo, aprendamos com a humildade, a que fomos obrigados, a tentar construir um mundo novo a partir dos escombros da nossa imaginação e utilizando a melhor versão de nós mesmos.

 

Margarida Cordo é psicóloga clínica, psicoterapeuta e autora de vários livros sobre psicologia e psicoterapia.

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.