AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Entre Margens]

O Jesus que perdemos pelo caminho

| 24/05/2026

 

Dois mil anos separam-nos da figura histórica de Jesus. É impressionante pensar que alguém que viveu quase sempre em Nazaré, pregou junto ao Mar da Galileia e caminhou por estradas poeirentas tenha sido tão profundamente transformado no nosso imaginário. Entre o Jesus histórico e o Cristo anunciado pela tradição abriu-se, com o tempo, uma distância grande. Por isso, talvez seja urgente voltar a olhá-lo, para não o perdermos pelo caminho.

“Jesus não deixou escritos. Não fundou uma instituição no sentido em que hoje a entendemos, nem nos entregou um sistema teológico fechado. O que nos deixou foi um modo de viver.”

Os Evangelhos dizem-nos pouco sobre a vida de Jesus em toda a sua extensão. Ainda assim, tudo indica que foi um judeu pobre, que viveu numa região marginal do Império Romano. Não pertenceu à elite religiosa, nem escolheu discípulos influentes. Chamou pescadores, cobradores de impostos e até mulheres. Com isso, mostrou um caminho novo: o do serviço, da proximidade e da inclusão dos mais esquecidos.

Jesus não deixou escritos. Não fundou uma instituição no sentido em que hoje a entendemos, nem nos entregou um sistema teológico fechado. O que nos deixou foi um modo de viver. Uma forma nova de estar no mundo, marcada por uma profunda metanoia, isto é, uma mudança radical do coração, orientada primeiro para Deus, seu Pai, e depois para o próximo. Essa vida traduzia-se em compaixão, justiça e atenção aos mais fracos e a quem nada tinha.

A sua morte na cruz, a mais humilhante das penas romanas, parecia ser o fim. Mas aconteceu algo inesperado. Após a ressurreição, os discípulos mudaram profundamente. Aqueles homens e mulheres, antes escondidos e com medo, tornaram-se testemunhas corajosas. Sem essa experiência do encontro com o Ressuscitado, o movimento teria provavelmente terminado na Sexta-Feira Santa. Foi a Páscoa que abriu um novo horizonte: Jesus passou a ser reconhecido como o Cristo vivo, sinal de que a morte não tem a última palavra.

Dessa experiência nasceu o Cristo da fé. As primeiras comunidades começaram então a reler a vida de Jesus à luz das Escrituras judaicas, a guardar a sua memória em narrativas, a dar-lhe títulos e a desenvolver uma linguagem teológica. Isso não foi uma invenção arbitrária. Foi uma maneira de exprimir o impacto profundo que Jesus teve na vida delas. A teologia veio depois; no princípio esteve sempre uma experiência transformadora.

Com o tempo, a Igreja organizou-se para preservar e transmitir esse legado. Mas é importante lembrar que o cristianismo começou como um caminho e não como um sistema fechado. Os primeiros discípulos chamavam-lhe simplesmente “o Caminho”. Talvez seja precisamente esse caminho, simples, humano e exigente, que hoje somos chamados a reencontrar.

Entre o Jesus histórico e o Cristo da tradição não há contradição, mas uma relação viva e complementar. O primeiro mostra a força de uma vida inteiramente entregue aos outros. O segundo testemunha a convicção de que essa vida tem um sentido definitivo e permanente. Ainda assim, quando a imagem do Cristo glorificado se sobrepõe ao Jesus humano, corremos o risco de esquecer o essencial: a força de uma vida vivida no concreto do dia a dia.

Talvez o grande desafio do nosso tempo seja precisamente redescobrir esse Jesus que fomos deixando para trás. O homem livre, próximo das pessoas, profundamente incómodo nas suas interrogações, que não deixou um sistema fechado, mas uma forma de viver. O Jesus que não venceu pela força nem pelo poder, mas pela capacidade de despertar vida nova nos outros. O Jesus que continua a desafiar-nos, porque nunca se deixou prender por nenhuma instituição.

No fundo, a questão não é apenas histórica ou teológica. É também existencial. O “Jesus que fomos perdendo pelo caminho” não está escondido só nas interpretações da tradição. Está também nas nossas próprias formas de viver a fé, tantas vezes afastadas da vida concreta. Redescobri-lo não significa negar a tradição, mas permitir que ela seja continuamente renovada à luz daquele que caminhava com os excluídos, tocava os marginalizados e anunciava um Reino já presente no coração da vida humana. Mais do que recuperar uma figura do passado, trata-se de voltar a caminhar com a mesma liberdade interior, a mesma compaixão e a mesma coragem. Porque talvez só assim o Cristo que proclamamos volte a revelar o rosto de Jesus que desejamos seguir.

 

Vítor Rafael é doutorando em História e Cultura das Religiões pela FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador na Universidade Católica Portuguesa – Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião. Email: vitor.rafael@edu.ulisboa.pt

 O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

O meu tio Fred

[Arquipélago Jerusalém]

O meu tio Fred novidade

Contra a vaga da direita radical e de antisemitismo que assalta a França e a Alemanha e que tem expressão em vitórias eleitorais, gostaria de evocar o legado do meu tio-bisavô Fréderic Kohn-Abrest (1850-1893). Foi um ilustre jornalista, dramaturgo e ensaísta que viveu entre Paris e Viena e lutou nesses tempos longínquos para criar pontes entre os europeus. [Texto de Mendo Castro Henriques].

Disponibilizada tradução provisória do Livro de Baruc e Carta de Jeremias

Bíblia da CEP

Disponibilizada tradução provisória do Livro de Baruc e Carta de Jeremias novidade

A Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disponibilizou a tradução provisória do Livro de Baruc e da Carta de Jeremias, dando continuidade ao processo de revisão e tradução dos textos bíblicos. Como nas restantes publicações, a comissão convida os leitores a enviar sugestões e comentários para contribuir para a revisão do texto.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This