
A Capela imaculada, no Seminário Menor de Braga, é referida no artigo escrito pelo padre Joaquim Félix de Carvalho para a revista internacional de arquitetura. Foto © Cerejeira Fontes Architects.
O último número da revista internacional de arquitetura Rassegna di architettura e urbanistica, editada pela Sapienza Università di Roma, é dedicado ao tema “Sagrado Contemporâneo” e conta com artigos de quatro autores portugueses: o cardeal Tolentino Mendonça, o arquiteto Álvaro Siza, o arquiteto e padre jesuíta João Norton de Matos e o padre Joaquim Félix de Carvalho.
“Que relação existe entre a criação artística e a religião na era contemporânea?” é a questão à qual Tolentino Mendonça procura dar resposta no seu artigo. E é precisamente na sequência de uma conversa com Tolentino que Álvaro Siza escreve sobre a “Arquitetura Sagrada” e a “Arte Religiosa”, explorando a relação entre inspiração e misticismo, e entre a ideia e arquitetura, instinto e mistério.
João Norton de Matos debruça-se sobre o sagrado na arquitetura contemporânea e nas sociedades secularizadas e mostra como o estilo de arquitetura pode criar uma atmosfera propícia à interioridade e à disponibilidade para a dimensão sagrada da vida, enquanto Joaquim Félix de Carvalho desenvolve um ensaio, escrito em linguagem poética, sobre as três capelas bracarenses que receberam a distinção de Edifício do Ano em arquitetura religiosa.
Os resumos de cada artigo encontram-se disponíveis no site da publicação, a qual pode ser adquirida através da editora italiana Quodlibet.