Em revista internacional

O olhar de quatro portugueses sobre a relação entre arquitetura e religião

| 22 Jul 2022

capela imaculada, em braga, foto cerejeira fontes architects

A Capela imaculada, no Seminário Menor de Braga, é referida no artigo escrito pelo padre Joaquim Félix de Carvalho para a revista internacional de arquitetura. Foto © Cerejeira Fontes Architects.

 

O último número da revista internacional de arquitetura Rassegna di architettura e urbanistica, editada pela Sapienza Università di Roma, é dedicado ao tema “Sagrado Contemporâneo” e conta com artigos de quatro autores portugueses: o cardeal Tolentino Mendonça, o arquiteto Álvaro Siza, o arquiteto e padre jesuíta João Norton de Matos e o padre Joaquim Félix de Carvalho.

“Que relação existe entre a criação artística e a religião na  era contemporânea?” é a questão à qual Tolentino Mendonça procura dar resposta no seu artigo. E é precisamente na sequência de uma conversa com Tolentino que Álvaro Siza escreve sobre a “Arquitetura Sagrada” e a “Arte Religiosa”, explorando a relação entre inspiração e misticismo, e entre a ideia e arquitetura, instinto e mistério.

João Norton de Matos debruça-se sobre o sagrado na arquitetura contemporânea e nas sociedades secularizadas e mostra como o estilo de arquitetura pode criar uma atmosfera propícia à interioridade e à disponibilidade para a dimensão sagrada da vida, enquanto Joaquim Félix de Carvalho desenvolve um ensaio, escrito em linguagem poética, sobre as três capelas bracarenses que receberam a distinção de Edifício do Ano em arquitetura religiosa.

Os resumos de cada artigo encontram-se disponíveis no site da publicação, a qual pode ser adquirida através da editora italiana Quodlibet.

 

Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade

Doutora honoris causa pelo ISPA

Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade novidade

Maria Emília Brederode Santos é uma mulher de liberdade. Foi esta a mensagem que se destacou do discurso de elogio proferido pelo professor José Ornelas na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, a Maria Emília Brederode Santos. Sala cheia e muitos aplausos, para homenagear esta grande humanista com uma vida política, social e cultural intensa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Transumanismo

Transumanismo novidade

A corrente de pensamento que se vem sendo designada como transumanismo pretende a superação de todos os limites que pode representar a natureza humana, aumentando as capacidades da espécie transformando-a em algo de distinto e superior (a ponto de, numa vertente mais radical, se transformar numa espécie distinta: o pós-humaníssimo).

Câmara de Lisboa investe 35 milhões naquilo que “é o pedido” da Igreja para a JMJ

Vice-presidente esclareceu em conferência

Câmara de Lisboa investe 35 milhões naquilo que “é o pedido” da Igreja para a JMJ

A construção das infraestruturas nos quatro espaços da cidade de Lisboa conde irão decorrer os principais momentos da Jornada Mundial da Juventude irá custar à autarquia da capital 35 milhões de euros. O vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia, apresentou os detalhes desse investimento numa conferência de imprensa que decorreu esta quarta-feira, 25 de janeiro, no Parque Tejo, um dia depois de o Observador ter divulgado que a construção do “altar-palco”, onde decorrerão a vigília e missa de encerramento da jornada, foi adjudicada por 4,2 milhões. O autarca, que tem o pelouro da JMJ na vereação lisboeta, garante que este palco “corresponde àquilo que é o pedido pelo promotor” da Jornada e que, face aos requisitos exigidos pela Fundação JMJ e pela Santa Sé, foi escolhida a proposta com o melhor preço.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This