AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Angelus

“O pão da vida” é também “o ‘pão’ de emprego”, afirma o Papa

| 08/08/2021

Papa Francisco, Angelus, Domingo da Alegria. 13 Dezembro 2020. Vaticano. Praça de São Pedro

Aloucação do Angelus de dia 13 de dezembro de 2020, Domingo da Alegria, com o Papa Francisco. Praça de São Pedro. Foto © Tony Neves

 

Uma afirmação de Jesus – “Eu sou o pão da vida” – inspirou a meditação do Papa Francisco no Angelus deste domingo, dia 8, na Praça São Pedro. Francisco incentivou uma reflexão sobre o que significa “o pão da vida”. Os “que têm fome não pedem comida refinada e cara, pedem pão”, recordou o Papa, acrescentando que “os desempregados não pedem salários enormes, mas sim o ‘pão’ de um emprego”.

Recordando que Jesus fala por parábolas, como quando diz: “Eu sou o pão da vida”, Francisco explica que essa expressão resume todo o ser e toda a missão de Cristo. “Jesus revela-se como o pão, ou seja, o essencial, o necessário para a vida de cada dia”.

Para o Papa, apenas Jesus “alimenta nossas almas, só Ele nos perdoa daquele mal que não podemos vencer por nós mesmos, só Ele nos faz sentir amados mesmo que todos nos decepcionem, só Ele nos dá a força para amar e perdoar nas dificuldades, só Ele dá ao coração a paz que busca, só Ele dá a vida para sempre quando a vida aqui termina.”

O Angelus é uma oração que recorda o Mistério da Encarnação. É recitada três vezes ao dia, às 6 da manhã, ao meio-dia e às 18 horas, momento em que é tocado o sino do Angelus. É também a oração recitada pelos papas na Praça São Pedro ao meio-dia de domingo e nas Solenidades. Antes de recitarem o Angelus, os pontífices fazem uma breve reflexão inspirando-se nas leituras do dia e, frequentemente, olhando para temas da actualidade.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This