Conferência no Espaço Vita

O que é a verdadeira sinodalidade? O cardeal Mario Grech veio a Braga explicar

| 16 Dez 2022

cardeal mario grech em braga, 15 dezembro 2022 foto manuel pinto

“O sínodo não é só para salvar a Igreja; é também para salvar o mundo”, disse o cardeal Mario Grech, em Braga. Foto © 7MARGENS / Manuel Pinto.

 

A autêntica sinodalidade não consiste em organizar sínodos, quer universais quer locais, até porque pode haver sínodo sem sinodalidade e, do mesmo modo, sinodalidade sem sínodo. A afirmação cabe ao cardeal Mario Grech, que veio de Roma para visitar a diocese de Braga, onde deu uma conferência no Espaço Vita, na noite de quinta-feira, dia 15.

Intitulada “Sinodalidade, forma e estilo da Igreja”, a conferência adquiria especial significado, visto que o conferencista é nada menos do que o secretário-geral do Sínodo, que tem estado a dinamizar, desde há mais de um ano, a Igreja Católica no seu todo (o presidente é o próprio Papa).

Mario Grech explicou que falar de “estilo” sinodal é falar de um modo de viver e de ser Igreja, que se traduz na sua quotidianidade. Não é, por conseguinte, algo de excecional ou extraordinário, mas de ordinário. “Não se trata primordialmente de fazer reuniões ou outras atividades, mas de sair da rotina, da apatia e da indiferença”.

O cardeal foi mais longe e, adaptando uma expressão do teólogo alemão Christoph Theobald, observou que o estilo da sinodalidade pode ser apresentado como “o modo tipicamente cristão de habitar o mundo”. Daí que “toque a profundidade do vivido da Igreja” e requeira “uma reforma da própria identidade da vida eclesial”. Nessa medida, o Sínodo e a sinodalidade poderão constituir não apenas uma resposta para a Igreja, mas também para o mundo: “o sínodo não é só para salvar a Igreja; é também para salvar o mundo”, disse.

Referindo-se à fundamental igualdade de todos os batizados, o secretário-geral do Sínodo sublinhou, mais adiante, que é essa igualdade que faz com que nenhum dos batizados seja inútil na e para a Igreja e que todos são convocados para a missão. “Seria preocupante que o papel missionário fosse uma tarefa para agentes especiais, qualificados, já que é o batismo comum que qualifica para essa tarefa”, realçou.

Mario Grech acrescentou também, nesta linha, que a sinodalidade não é um conjunto de ideias ou de desejos, mas implica processos colaborativos e uma conversão permanente, que é transversal a todos os níveis, desde o Papado até ao laicado.

A parte final da conferência dedicou-a o purpurado à dimensão espiritual da sinodalidade, que disse ser decisiva, já que, “sem o Espírito Santo, não se muda”. A sinodalidade – fez ainda notar – exige conversão interior, um caminho espiritual feito de oração, silêncio e discernimento”, sem o qual a escuta do outro e o discernimento comunitário se debilitam.

 

Braga abre-se a contributos para a fase continental do Sínodo

Seguiu-se um período de perguntas e respostas, após o qual o coordenador diocesano da equipa sinodal, o padre Sérgio Torres, deu algumas informações sobre o envolvimento da arquidiocese na etapa continental do Sínodo, com vista a dar um contributo para a assembleia europeia, que terá lugar em Praga (República Checa), de 5 a 12 de fevereiro de 2023.

A auscultação terá um âmbito mais limitado e não se busca uma síntese do tipo da auscultação da primeira fase do Sínodo. Ainda assim, a equipa diocesana aceita contributos, nomeadamente de grupos sinodais, até 15 de janeiro de 2023. As perguntas orientadoras dos contributos constam do ponto 106 do Documento para a Etapa Sinodal, intitulado “Alarga a tua tenda”. Todas essas informações constam da página dedicada ao Sínodo em Braga, onde se encontra também a “porta” para o envio dos contributos.

 

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This