o que falta para o teu natal?

| 23 Dez 23

breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo IV do Advento B | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 23 de Dezembro de 2023.

António Pedro Monteiro | e-mail

últimos episódios

preciosa pode ser a palavra «ainda»

preciosa pode ser a palavra «ainda»

Breve comentário do p. ⁠António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XI do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 15 de Junho de 2024.

família?

família?

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo X do Tempo Comum B. Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 8 de Junho de 2024.

Europa, ruralidade, ecologia e religião

7MARGENS/Antena 1

Europa, ruralidade, ecologia e religião

As eleições para o Parlamento Europeu são pretexto para uma conversa sobre o mundo rural tantas vezes esquecido, cidadania, ecologia e ambiente e espiritualidade. Em entrevista ao programa 7MARGENS, da Antena 1, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais explica o que muitas vezes ignoramos.

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas

Dia Mundial do Refugiado

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas novidade

Dia 20 de Junho é dia de homenagearmos todos aqueles e aquelas que, através do mundo, se veem obrigados e obrigadas a fugirem do seu lar, a suspenderem a vida e a interromperam os seus sonhos no lugar que é o seu. Este é o dia de homenagearmos a força e a coragem desses homens e mulheres – tantos jovens e crianças, meu Deus! – que arriscam a vida na procura de um lugar que os acolha.

Nasce o Conselho Inter-religioso para a Paz no Senegal e na África Ocidental

Para "antecipar conflitos"

Nasce o Conselho Inter-religioso para a Paz no Senegal e na África Ocidental novidade

Acaba de ser criado no Senegal um Conselho Inter-religioso para a Paz. Reunindo representantes do Islão, da Igreja Católica, da Igreja Protestante e das religiões tradicionais, a sua missão é antecipar os conflitos, agir em prol da coesão social e do cuidado da casa comum.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

“O seminário de Angra não acaba”, garante bispo diocesano

Porto acolhe alunos açorianos

“O seminário de Angra não acaba”, garante bispo diocesano novidade

Já a partir do próximo ano letivo, duas das três etapas formativas dos seminaristas da diocese de Angra serão realizadas no Seminário e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, para onde quatro dos cinco atuais alunos se deslocarão. Mas “o seminário de Angra não acaba”, assegura o bispo da diocese, Armando Esteves Domingues.

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda novidade

Nos últimos tempos muito se tem falado e escrito sobre escravatura e racismo no nosso país. Temas que nos tocam e que fazem parte da nossa história os quais não podemos esconder. Não assumir esta dupla realidade, é esconder partes importantes da nossa identidade. Sim, praticámos a escravatura ao longo de muitos séculos, e continuamos a fechar os olhos a situações de exploração de pessoas imigradas, a lembrar tempos de servidão.[Texto de Florentino Beirão]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This