1º Fórum Global do KAICIID

O que traz Graça Machel, François Hollande e o Patriarca Bartolomeu I a Lisboa? Acreditarem no poder do diálogo

| 8 Mai 2024

Evento promovido pelo KAICIID. Foto KAICIID

Este “promete ser um evento marcante, unindo líderes de todo o mundo para promover alianças multissetoriais e abrir caminho a processos de diálogo transformadores”, adianta o KAICIID – Centro Internacional de Diálogo. Foto © KAICIID

 

Terá o diálogo uma “força transformadora”? Serão ainda possíveis “alianças para a paz num mundo em rápida mudança”? O KAICIID – Centro Internacional de Diálogo, com sede em Lisboa, acredita que sim e por isso irá promover, na capital portuguesa, entre os dias 14 e 16 de maio, o 1º Fórum Global KAICIID para o Diálogo, no qual irão participar inúmeros líderes políticos e religiosos, representantes de organizações internacionais e figuras-chave da sociedade civil. Todos com pelo menos uma coisa em comum: o facto de também acreditarem.

É o caso de Graça Machel, cofundadora e vice-presidente do The Elders (grupo independente de líderes globais que trabalham em conjunto pela paz, justiça e direitos humanos), Matteo Renzi, antigo primeiro-ministro italiano e François Hollande, antigo Presidente francês. Ou do Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, do Grande Mufti do Egito, Shawki Ibrahim Abdel-Karim Allam, e do rabino principal da Polónia, Michael Schudrich, que já confirmaram a sua presença e intervenção no Fórum.

Todos eles, e muitos outros, “vão sentar-se à mesa para procurarem construir confiança, expandir visões e criar oportunidades para que seja possível sair do plano das intenções e avançar para uma ação concreta e concertada, através do desenvolvimento de iniciativas multilaterais para a construção de coesão social e resolução de conflitos”, adianta a organização do encontro, em comunicado enviado ao 7MARGENS, assegurando que este “promete ser um evento marcante, unindo líderes de todo o mundo para promover alianças multissetoriais e abrir caminho a processos de diálogo transformadores com vista a objetivos comuns de afirmação da dignidade humana”.

Com o mundo a atravessar “um momento particularmente difícil” e a humanidade a enfrentar “enormes desafios – com guerras, conflitos e profundas clivagens sociais a abrirem espaço para o medo, a desconfiança e os discursos de ódio e de intolerância”, o Fórum “ganha ainda mais sentido”, sublinha o KAICIID.

O programa completo já pode ser consultado no sítio oficial do encontro. Os interessados em participar na modalidade online (a participação presencial destina-se apenas a convidados) deverão fazer uma inscrição prévia, preenchendo o formulário disponível na mesma página. Esta participação é gratuita.

 

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo” novidade

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja

A um mês da ordenação de dois bispos

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja novidade

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).

O exemplo de Maria João Sande Lemos

O exemplo de Maria João Sande Lemos novidade

Se há exemplo de ativismo religioso e cívico enquanto impulso permanente em prol da solidariedade, da dignidade humana e das boas causas é o de Maria João Sande Lemos (1938-2024), que há pouco nos deixou. Conheci-a, por razões familiares, antes de nos encontrarmos no então PPD, sempre com o mesmo espírito de entrega total. [Texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

“Sempre pensei envelhecer como queria viver”

Modos de envelhecer (19)

“Sempre pensei envelhecer como queria viver” novidade

O 7MARGENS iniciou a publicação de depoimentos de idosos recolhidos por José Pires, psicólogo e sócio fundador da Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”. Publicamos hoje o décimo nono depoimento do total de vinte e cinco. Informamos que tanto o nome das pessoas como as fotografias que os ilustram são da inteira responsabilidade do 7MARGENS.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This