Semana Nacional da EMRC

O que une o músico Pedro Abrunhosa, o poeta José Rui Teixeira e o bispo de Vila Real? Uma conversa sobre educação católica e liberdade

| 27 Mai 2024

semana emrc cartaz

O cartaz do webinar agendado para esta terça-feira, que decorrerá na plataforma Zoom e será aberto a todos aqueles que se inscrevam.

Quem pense que a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é feita exclusivamente por (e para) professores e alunosda disciplina está profundamente enganado. A decorrer entre esta segunda-feira, 27 de maio, e a próxima sexta, 31, a iniciativa é “transdisciplinar” e aberta a todos. A prova é que um dos momentos altos será um webinar sobre “Educação, EMRC e Liberdade”, com a participação do músico Pedro Abrunhosa, do poeta José Rui Teixeira, e do bispo António Augusto Azevedo, entre outros oradores de diferentes áreas. Acontece esta terça-feira, pelas 18 horas, e a inscrição é gratuita para todos os interessados.

Em formato online, vai ser possível escutar personalidades do mundo da cultura e da arte, juntamente com interlocutores diretos da área da educação em Portugal e não só, como Mariana Carvalho, da Confederação Nacional das Associações de Pais, Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Ernesto Diaco, do Serviço Nacional para a Educação, a Escola e a Universidade, da Conferência Episcopal Italiana, ou Raquel Sanjuán, diretora do Secretariado da Comissão Episcopal para a Educação e a Cultura, da Conferência Episcopal Espanhola.

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a temática da liberdade estará presente, não apenas neste webinar, como também noutras atividades programadas para o resto da semana. É o caso de uma “exposição virtual” onde constam todos manuais da disciplina, desde 1962 até à atualidade, que pretende “celebrar o contributo da EMRC para a Liberdade”, pode ler-se no comunicado enviado ao 7MARGENS.

Também o concurso “Liberdade XPTO”, que envolveu mais de meio milhar de alunos, procurou que estes, aprofundassem “de modo lúdico” alguns dos conhecimentos veiculados na disciplina de EMRC, nomeadamente “a questão da Liberdade, parte da conceção da mesma expressa na Doutrina Social da Igreja (DSI), e que muito contribuiu para a nossa ideia de liberdade e democracia”, refere Carlos Moreia Menezes. diretor do Secretariado Diocesano da EMRC do Porto, citado no comunicado.

“Esta semana oferece uma oportunidade de desenvolver um diálogo interdisciplinar e transdisciplinar mostrando como as questões da ética, da religião, dos valores e princípios, fazem parte integral do desejável desenvolvimento humano harmonioso e feliz”, assinala por seu lado Jorge Novo, professor de EMRC e coordenador da iniciativa.

Em todo o país, a semana nacional vai ser animada com dezenas de atividades que dão a conhecer e permitem refletir sobre “desafios da educação, na sociedade e no mundo de hoje” num momento em que “o valor da liberdade se afigura como fundamental e decisivo”, continua.

“Queremos que esta seja uma semana transformativa porque para além de fazermos festa, com muitas atividades a serem realizadas no âmbito escolar, diocesano e nacional, não queremos ficar por aqui. Não nos conformamos com o que somos e já fazemos, pois queremos ser e fazer mais e melhor”, conclui Jorge Novo.

 

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo” novidade

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja

A um mês da ordenação de dois bispos

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja novidade

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).

O exemplo de Maria João Sande Lemos

O exemplo de Maria João Sande Lemos novidade

Se há exemplo de ativismo religioso e cívico enquanto impulso permanente em prol da solidariedade, da dignidade humana e das boas causas é o de Maria João Sande Lemos (1938-2024), que há pouco nos deixou. Conheci-a, por razões familiares, antes de nos encontrarmos no então PPD, sempre com o mesmo espírito de entrega total. [Texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

“Sempre pensei envelhecer como queria viver”

Modos de envelhecer (19)

“Sempre pensei envelhecer como queria viver” novidade

O 7MARGENS iniciou a publicação de depoimentos de idosos recolhidos por José Pires, psicólogo e sócio fundador da Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”. Publicamos hoje o décimo nono depoimento do total de vinte e cinco. Informamos que tanto o nome das pessoas como as fotografias que os ilustram são da inteira responsabilidade do 7MARGENS.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This