O toque e o cuidado na Semana da Vida da Igreja Católica

| 10 Mai 21

Redescobrir a Vida que nos toca” é o objetivo do DNPF

 

“A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos” é o tema genérico da Semana da Vida que a Igreja Católica promove desde este domingo, 9, até ao próximo, dia 16 de Maio. A iniciativa, organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Familiar (DNPF), pretende abranger diferentes temas em cada um dos dias da semana: cuidado da casa comum (nesta segunda, 10), a vida que nasce (terça, 11), a educação e o futuro das novas gerações (quarta, 12), os jovens (quinta, 13), os idosos (sexta, 14) e a família (sábado, 15).

Entre outras coisas, a um ritmo diário, a equipa do DNPF oferecerá um vídeo com uma introdução ao tema do dia, proposta pelo cardeal Tolentino Mendonça. No programa, que pode ser consultado na íntegra na página do Departamento, prevê-se ainda uma tertúlia com a participação de convidados, todas as noites. E propõem-se também acções concretas para realizar diariamente e fazem-se ainda propostas culturais (filmes, livros, obras de arte) relacionadas com o assunto do dia. Entre estas últimas, contam-se por exemplo um filme sobre a encíclica Laudato si’, acerca do cuidado com a casa comum, destinado a crianças.

“No contexto de pandemia que temos vivido, a nossa vida, marcada por tantas privações e dificuldades, veio mostrar-nos de forma mais clara a nossa fragilidade, mas por outro lado, conduziu-nos a saborear a vida como um bem tão precioso”, escreve o padre Francisco Ruivo, de Santarém, assistente eclesiástico do DNPF na apresentação do programa. “Foi-nos possível redescobrir o sentido da família, onde a vida acontece, valorizar a importância dos amigos, quando tantas crianças e jovens se viram privados de se encontrarem, estimar o lugar dos idosos na família e na sociedade que marcados por uma profunda solidão, nos fizeram sentir a necessidade e o valor do encontro.”

É a partir de realidades como estas que a Semana da Vida pretende que as pessoas descubram o sentido de gastar “tempo uns com os outros”, olhando para o exemplo de Jesus que, nos evangelhos, mostra nos seus encontros como a vida “não se fecha em si mesma, mas se abre ao outro como fonte de realização e de descoberta”.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This