Em causa visita de Modi a Washington

Obama criticado por ter condenado violação dos direitos humanos na Índia

| 26 Jun 2023

 

Narendra_Modi_and_Barack_Obama_in_India_ Foto The White House from Washington, DC, Public domain, via Wikimedia Commons

Narendra Modi e Barack Obama estiveram juntos na Índia, em janeiro de 2015. Foto © The White House from Washington, DC, Public domain, via Wikimedia Commons.

 

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, declarou-se “chocada” com as afirmações do ex-Presidente americano Barak Obama sobre a possibilidade de o desrespeito dos direitos das minorias religiosas na Índia poder levar a movimentos secessionistas, durante a visita de Estado que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fez na semana passada aos EUA.

Sitharaman criticou violentamente Obama numa conferência de imprensa este domingo, 25 de junho, na qual, segundo The Guardian, perguntou: “alguém dará ouvidos a uma pessoa que, enquanto foi Presidente, bombardeou países de maioria muçulmana da Síria ao Iémen e agora se diz preocupado com os muçulmanos indianos?”.

Durante a visita de Modi aos EUA, Obama disse à CNN que o Presidente Biden deveria levantar a questão da “proteção da minoria muçulmana numa Índia de maioria hindu”, pois para além da questão dos direitos humanos, Biden poderia argumentar com o facto de que sem essa proteção há “uma forte possibilidade da Índia caminhar para enfrentar movimentos separatistas”.

A recente visita de três dias do primeiro-ministro indiano Narendra Modi foi marcada por um cerimonial de boas-vindas na Casa Branca, um luxuoso jantar de Estado, um discurso a uma sessão conjunta das duas câmaras do Congresso dos EUA (facto muito excecional) e a assinatura de acordos bilaterais de grande importância. A administração Biden fez tudo o que podia para tentar trazer a Índia para o seu lado, procurando impedir o reforço das relações indo-russas que se tem vindo a desenhar nos últimos anos e especialmente após a Rússia ter invadido a Ucrânia.

Mas Modi foi também recebido com os protestos de quase uma centena de congressistas subscritores de uma carta criticando os constantes ataques aos direitos das minorias religiosas (muçulmana e cristã) que o Governo Modi promove [ver 7MARGENS]. Antecedendo a chegada de Modi a Washington, o bispo católico de Imphal (no Estado indiano de Manipur) divulgou um documento dando conta de que os confrontos étnicos que começaram no início de maio naquele Estado indiano já provocaram pelo menos 100 mortes, mais de 50 mil desalojados e a destruição de 249 igrejas cristãs.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This