Em risco alguns “celeiros do mundo”

Oceanos podem subir de 8 a 29 cm até 2030

| 23 Set 2023

O oceano. Foto © Joseph Barrientos / Unsplash

O crescimento dos oceanos são uma fonte de preocupação nos próximos anos. Foto © Joseph Barrientos / Unsplash

 

“Os deltas de rios férteis como o Mississipi, o Mekong e o Nilo – os celeiros do mundo – estão a afundar-se” e ninguém estará imune ás potenciais consequências, alertou há dias o presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, numa cimeira especial, em Nova Iorque.

Francis, que é um diplomata originário de Trinidad e Tobago, nação das Caraíbas, situada ao largo da costa venezuelana, manifestou o propósito de assegurar que o problema dos efeitos da subida do nível do mar nos pequenos estados insulares receba maior atenção durante o período em que exerce a presidência.

Trata-se de “uma ameaça existencial”, sobretudo quando se tem em conta que o nível médio global do mar deverá subir entre oito e 29 centímetros até 2030, com subida mais acentuada nas regiões equatoriais as que mais sofrerão. Esses dados são do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), cujos especialistas avisam que a questão existencial “não é uma especulação ou exagero”.
Segundo esses peritos, o aumento “é impulsionado principalmente pela expansão térmica, agravada pelo derretimento dos glaciares das montanhas e da calota polar, prevendo-se um novo aumento de até 70 cm até 2070”.
Segundo afirmações de Dennis Francis, citados pela UN News, os efeitos da entrada do mar em terrenos até agora aproveitados para p cultivo ou para a habitação far-se-á sentir não apenas nas zonas costeiras, podendo vir a afetar, em conjugação com outros eleitos climáticos, 900 milhões de pessoas.

Ninguém está imune a uma catástrofe potencial, disse o diplomata presidente da Assembleia Geralda ONU: “deltas de rios férteis como o Mississipi, o Mekong e o Nilo – os celeiros do mundo – estão a afundar-se”.

Para além de apelar aos líderes mundiais a que façam subir esta questão nas prioridades da próxima Cimeira do Clima, a ter lugar no Dubai, em final de novembro e primeiros 12 dias de dezembro, Francis fez ver que além das terras, se irá erder o patrimónioc cutural e histórico que confere identidade ás zonas em rico, caso ações decisivas não sejam tomadas.

Eventos extremos ao nível do mar, que costumavam ocorrer uma vez por século, poderão tornar-se um fenómeno anual no final deste século.

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This