
A Oikos pretende sensibilizar para o tema do tráfico humano. Foto © ONU
O tráfico de pessoas é crime e é ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano, afirma a Oikos, uma ONG que acaba de lançar uma campanha para combater o problema.
A campanha intitula-se “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” e destina-se, segundo um comunicado da organização, citado pela agência Ecclesia, a “informar e sensibilizar jovens e adultos” perante a realidade do tráfico de pessoas, “desconhecido e invisível” para a maioria.
“Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria”, pode ler-se no comunicado. Em Portugal, segundo a Oikos, existem “281 casos sinalizados, um aumento de 38% face a período comparável”, a “maior parte das vítimas sinalizadas são do género masculino e adultas” e maioritariamente “exploradas para fins laborais em explorações agrícolas”. As “vítimas do género feminino adultas estão maioritariamente associadas ao tráfico para exploração sexual”.
Para apoiar esta campanha, foram produzidos diversos materiais pedagógicos, formativos e informativos, fanzines, guias e roteiros, que podem ser consultados no site aberto para o efeito.