Prevenção e sensibilização

Oikos: “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos”

| 31 Jul 2021

trafico humano, Foto ONU

A Oikos pretende sensibilizar para o tema do tráfico humano. Foto © ONU

 

O tráfico de pessoas é crime e é ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano, afirma a Oikos, uma ONG que acaba de lançar uma campanha para combater o problema.

A campanha intitula-se “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” e destina-se, segundo um comunicado da organização, citado pela agência Ecclesia, a “informar e sensibilizar jovens e adultos” perante a realidade do tráfico de pessoas, “desconhecido e invisível” para a maioria.

“Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria”, pode ler-se no comunicado.  Em Portugal, segundo a Oikos, existem “281 casos sinalizados, um aumento de 38% face a período comparável”, a “maior parte das vítimas sinalizadas são do género masculino e adultas” e maioritariamente “exploradas para fins laborais em explorações agrícolas”. As “vítimas do género feminino adultas estão maioritariamente associadas ao tráfico para exploração sexual”.

Para apoiar esta campanha, foram produzidos diversos materiais pedagógicos, formativos e informativos, fanzines, guias e roteiros, que podem ser consultados no site aberto para o efeito.

 

 

Renovar o 7MARGENS

Editorial

Renovar o 7MARGENS novidade

Os recentes encontros de leitores constituíram momentos altos de afirmação do 7MARGENS como projeto partilhado e participado. A avaliação, as críticas, os debates e as sugestões saídas desses encontros mostraram uma comunidade de leitores envolvida na orientação do seu jornal, comprometida com o seu futuro e desejosa de contribuir para a sua renovação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Revista "Outras Economias"

Economias no plural

Na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, ao final da tarde, pouco mais de duas dezenas de pessoas juntaram-se no pequeno jardim da galeria Monumental ao Campo Mártires da Pátria para assistirem à apresentação e lançamento do primeiro número da revista digital Outras Economias (OE).

Depois de Américo Aguiar

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

O cónego Paulo Franco – pároco do Parque das Nações desde 2005 e diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa – será o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, ocupando o lugar deixado vago pelo bispo eleito de Setúbal, Américo Aguiar. O anúncio da nomeação foi feito pelo gabinete de comunicação do Patriarcado na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. 

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Irão usa inteligência artificial nas “fatwas”

Lei islâmica

Irão usa inteligência artificial nas “fatwas” novidade

As autoridades governamentais do Irão querem utilizar inteligência artificial (IA) para ajudar os clérigos islâmicos a emitir fatwas, ou decisões da lei islâmica, a uma velocidade sem precedentes. Também o supremo líder iraniano, o aiatola Ali Khamenei, instou os clérigos a prestarem mais atenção às possibilidades que a IA oferece.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This