Biodiversidade marinha

ONU em busca de um “tratado geral sobre os oceanos”

| 24 Ago 2022

O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem feito fortes apelos à preservação dos oceanos (na imagem, a assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, em junho de 2021). Foto © Twitter António Guterres.

 

Decorre até esta sexta-feira, 26, uma reunião de duas semanas da 5ª Conferência Intergovernamental sobre a biodiversidade marinha em zonas do alto mar, fora da jurisdição dos diferentes países, em que se espera que representantes de todo o mundo cheguem a acordo quanto a um tratado global sobre os oceanos.

A Conferência, promovida pela ONU, na sua sede de Nova Iorque, tem por meta que 30 por cento dos oceanos sejam incluídos em áreas de conservação até 2030. Atualmente somente 1,2 por cento está protegido.

De acordo com uma informação divulgada pela ONU, a comunidade científica está particularmente preocupada com a ameaça de ecossistemas em alto mar, que foram até agora, mal documentados. “O risco é que muitos deles desapareçam antes mesmo de serem descobertos”, refere a organização. 

Pelas estimativas, entre 10 e 15 por cento das espécies marinhas já estão em risco de extinção.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This