Oração do silêncio
Em geral, as pessoas que desejam praticar este modo de orar deveriam dar mais atenção à postura do corpo. Se este não estiver numa posição favorável, o espírito também não se concentrará e desiste-se. A postura da coluna é fundamental: sente-se no fundo do assento de uma cadeira/banco (esqueça o espaldar), com os pés bem assentes no chão; incline a bacia para a frente, o mais possível, de modo a colocar as nádegas bem firmes no assento; lentamente, endireite a coluna (coloque a mão no fundo da última vértebra lombar (se sentir aí uma cavidade, significa que está na posição correcta; a coluna fica imóvel; afaste ou aproxime as pernas – depende da altura da cadeira/banco – até ficar numa posição confortável; ombros distendidos; mãos naturalmente no regaço: vai ver que consegue respirar naturalmente pelo abdómen; cabeça alinhada com o eixo da coluna, olhando em frente; olhos semi-cerrados. Claro que tudo isto requer prática, força de vontade. Interessa é que se sinta bem. É devido a esta posição da coluna que o resto do corpo está descontraído.
Se utilizar a banqueta de meditação, com os joelhos no chão e o assento ligeiramente inclinado, então tudo se torna mais fácil, assim como na posição de yoga designada de semi-lótus, mais acessível para os ocidentais do que a de lótus completo.
Ter em conta que a posição do corpo ajuda a concentração mental; como nós, humanos, somos instáveis, os pensamentos, as preocupações e afazeres não desistem de nos acicatar. Assim, estes meios práticos ajudam-nos a estar disponíveis para o dom de Deus:
“(…) Não sabeis que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) Glorificai, pois, a Deus, no vosso corpo.” (1ª Carta de Paulo aos Coríntios)
Francisco de Sales (1608): “Pronunciai o nome sagrado do fundo do coração (Pai; Abba; Jesus; Senhor; Kyrie Eleison). (…) há que ter uma língua de fogo, pronunciá-la só por amor divino, sem mais.”
“Muitas vezes repetida por um coração humilde, atento, a invocação do santo Nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Esse nome escolhido por cada um de nós (…) é o caminho de acesso ao lugar do silêncio, ao lugar santo que trazemos em nós.” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2668).
Mestre Eckart (místico dos séc. XIII-XIV): “Este Templo de Deus onde Deus quer reinar como Senhor, é a alma que Ele formou semelhante a si próprio (…) por isso Deus quer que esse templo esteja vazio, de maneira a que não haja no seu interior nada mais além Dele. (…) Tudo o que Deus pede é que saias de ti próprio, segundo o teu modo de criatura e que deixes Deus ser Deus em ti.”
A Nuvem do Não-Saber, de autor anónimo, finais séc. XIV, aconselha que a contemplação deverá “socorrer-se dos meios virtuosos da vida activa. (…) Eleva o teu coração para Deus, com humilde impulso de amor; (…) Nesta vida, é só o amor que chega até Deus, e não o conhecimento.”
A oração do silêncio é somente uma entre muitas outras formas de orar.
Maria Eugénia Abrunhosa é licenciada em Românicas e professora aposentada do ensino secundário; foi monja budista zen e integrou a Comunidade Mundial de Meditação Cristã.
Artigos relacionados

Precisamos de nos ouvir (23) – Darcília Machado: Muito disto está suspenso novidade
A minha escola tem uma horta onde se aprende com a natureza que “há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”. A minha escola tem heróis que todos os dias se superam a si próprios. Muito disto está suspenso. Tenho vontade de voltar a viver tudo isto, lá.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Hino da JMJ Lisboa 2023 em língua gestual portuguesa
Há pressa no ar, o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tem agora uma versão em língua gestual portuguesa, interpretada por Bruna Saraiva, escuteira do Agrupamento 714 (Albufeira) do Corpo Nacional de Escutas.
Papa no Iraque: 1,5 milhões para bolsas de estudos universitários
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai atribuir 150 bolsas para estudantes universitários frequentarem a Universidade Católica de Erbil, como forma de celebrar a visita do Papa Francisco ao Iraque que começa na próxima sexta-feira.
Paquistão: tribunal anula casamento forçado de menina de 12 anos
O casamento de Farah Shaheen, uma menina cristã de apenas 12 anos de idade, com o homem muçulmano que a raptou em junho de 2020 foi anulado no mês passado por um tribunal paquistanês.
Acusado de abuso de menor, padre de Vila Real deixa sacerdócio
Heitor Antunes, durante décadas padre da diocese de Vila Real, pediu e obteve do Papa Francisco o abandono do ministério na sequência de um processo aberto pela diocese em 2019 por abusos de menores.
Peditório digital da Cáritas entre 28 de fevereiro e 7 de março
O peditório nacional da rede Caritas vai pela segunda vez decorrer em formato digital, podendo os donativos ser realizados, durante a próxima semana, de 28 de fevereiro a 7 de março, diretamente no sítio da Cáritas Nacional ou por transferência bancária.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Virgínia será o primeiro estado do Sul e o 23º dos EUA a abolir a pena de morte
Dois projectos de lei para abolir a pena de morte na Virgínia foram aprovados pela assembleia deste Estado norte-americano nesta segunda-feira, 22 e remetidos ao governador Ralph Northam (do Partido Democrata), que os deverá assinar.
É notícia
Entre margens
Arte de rua: amor e brilho no olhar novidade
Ouvi, pela vida fora, incontáveis vezes a velha história da coragem, a mítica frase “eu não era capaz”; é claro que não, sempre que o preconceito se sobrepõe ao amor, não é possível ser-se capaz. Coragem?? Coragem eu precisaria para passar pela vida sem realizar os meus desejos, nesse louco trapézio entre doses paralelas de coragem e cobardia.
Eternidade novidade
A vida segue sempre e nós seguimos com ela, necessariamente, como se fôssemos empurrados pela passagem inexorável do tempo. Mas enquanto uns aceitam esse empurrão inexorável como um impulso para levantar voo – inclusive até lugares onde o tempo não domina –, outros deixam-se arrastar por ele até ao abismo. Porque quando o tempo não serve para moldar e edificar pedaços de eternidade, ele apenas dura e, portanto, a nada conduz (a não ser à morte), pois a sua natureza é durar, sem mais.
França: a Marianne de barrete frígio ficou traumatizada
Os políticos europeus em geral não sabem nada do fenómeno religioso. Pior. Fingem que sabem e não se rodeiam de quem os possa esclarecer. Entretanto, a França parece querer trilhar um caminho perigoso. Quando o governo coloca as leis republicanas ao mesmo nível da lei de Deus, faz da república uma deusa e do secularismo uma religião.
Cultura e artes
Canções para estes tempos de inquietação
No ano em que Nick Cave se sentou sozinho ao piano, para nos trazer 22 orações muito pessoais, desde o londrino Alexandra Palace para todo o mundo, numa transmissão em streaming, o australiano dedicou-se também à escrita de 12 litanias a convite do compositor neoclássico belga Nicholas Lens.
Franz Jalics, in memoriam: a herança mais fecunda
Correr-se-ia o risco de passar despercebido o facto de ser perder um dos mais interessantes e significativos mestres da arte da meditação cristã do século XX, de que é sinal, por exemplo, o seu reconhecimento como mestre espiritual (a par de Charles de Foucauld) pela conhecida associação espanhola Amigos del Desierto, fundada por Pablo d’Ors.
A luta de Abel com o Caim dentro dele
Como escrever sobre um filme que nos parece importante, mas nem sequer foi daqueles que mais nos entusiasmou? E, no entanto, parece “obrigatório” escrever sobre ele, o último filme de Abel Ferrara, com o seu alter-ego e crístico Willem Dafoe: Sibéria.
Mosteiro de Tibães recupera cinco retratos da Sala do Capítulo
Cinco retratos de abades gerais beneditinos foram devolvidos à Sala do Capítulo Geral do Mosteiro de Tibães, em Braga, na sequência dos trabalhos de recuperação e valorização patrimonial que têm sido levados a efeito, aproveitando o encerramento ao público por causa da pandemia.
Sete Partidas
Vacinas: Criticar sem generalizar
Alguns colegas de coro começaram a falar dos espertinhos – como o político que se ofereceu (juntamente com os seus próximos) para tomar as vacinas que se iam estragar, argumentando que assim davam um bom exemplo aos renitentes. Cada pessoa tinha um caso para contar. E eu ouvia, divertida.
Aquele que habita os céus sorri
que forma tem o Deus em que acreditas?
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo II Quaresma B | Lisboa, 27 de Fevereiro de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda