
O antigo ministro da Saúde, Savid Javid, revela que foi a pregação de Les Isaacs que o levou à demissão do governo de Boris Johnson. Foto © UK Government
Sajid Javid, ex-ministro da Saúde do Reino Unido e atual candidato à liderança do Partido Conservador, confessou, em entrevista a The Telegraph, que decidiu renunciar ao cargo no governo de Boris Johnson depois de ouvir a pregação do pastor Les Isaacs durante a Oração Parlamentar da Manhã noticia o Christian Today de dia 10 de julho, citando o The Telegraph.
Javid afirmou naquela entrevista que vinha lutando consigo próprio sobre a decisão a tomar depois de se ter tornado claro que o Boris Johnson sabia das alegações de assédio sexual existentes contra o seu amigo Chris Pincher, a quem, apesar destas, ofereceu um importante lugar político [ver The Guardian].
A decisão final impôs-se-lhe quando escutava o pastor Les Isaacs, fundador da Street Pastors, falando sobre responsabilidade e integridade na Oração Parlamentar da Manhã em Westminster no dia 5 de julho. Na oração desse dia participaram cerca de 700 pessoas, incluindo 190 parlamentares. Andy Flannagan, diretor executivo de Cristãos na Política e presidente da oração, escreveu no Christian Today que esta “teve um impacto claro” em Javid na medida que deixou evidente a existência de “um problema com a cultura deste Governo” e que a Igreja tem “um papel a desempenhar na inspiração de uma boa liderança” política.
“Temos que contestar as violações éticas que vemos na liderança política deste país e naqueles que há muitos anos vivem na sua órbita”, conclui Flannagan no artigo de opinião que escreveu para aquele jornal.
A organização Cristãos na Política dá-se como missão “inspirar e encorajar os cristãos a envolverem-se na política e na vida pública”.