Oração Matinal dos Monges budistas

| 6 Mai 2023

Neste quinto episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia após a celebração do Vesak, data mais sagrada para milhões de budistas em todo o mundo, escutamos a Oração Matinal dos Monges, recolhida da tradição budista.

Foi no Vesak, que corresponde ao dia de lua cheia no mês de maio, que há dois milénios e meio Buda (Sidarta Gautama) nasceu. Foi também nesta data que ele alcançou a iluminação. e foi ainda neste dia que, pelo seu octogésimo aniversário, faleceu.

Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu internacionalmente o dia do Vesak, tendo como objetivo valorizar a contribuição que o Budismo, uma das religiões mais antigas do mundo, traz para a espiritualidade humana.

“Que o movimento interior que Buda partilhou com os seus discípulos flua e alimente as relações entre os humanos e todos os seres: compaixão, bondade, empatia e equanimidade”, escreveu esta sexta-feira, 5 de maio, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, Jerry Pillay.

Monges budistas. Foto © Pixabay

“O Universo tem um fim, mas os nossos votos não têm fim.” Foto © Pixabay.

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: Oração Matinal dos Monges, da tradição budista

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)
Buddha Music Sanctuary · Hypnotherapy | ℗ 2020 Equilibrium (Oração)

IMAGEM: © Pixabay

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix

Investigação suspensa

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta terça-feira, 21 de maio, que a investigação canónica preliminar solicitada pelo Papa Francisco para averiguar as acusações de agressão sexual contra o cardeal canadiano Gérald Cyprien Lacroix não prosseguirá, visto que “não foi identificada qualquer ação como má conduta ou abuso” da parte do mesmo. O nome do prelado, que pertence ao Conselho dos Cardeais (C9), foi um dos apontados numa grande ação coletiva a decorrer no Canadá, listando supostas agressões sexuais que terão ocorrido na diocese do Quebeque, nos anos 1980.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda”

AAPSO denuncia

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda” novidade

Amina Bouayach, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) de Marrocos, recebeu esta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, o Prémio de Direitos Humanos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2023. Mas a Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental (AAPSO) considera, no mínimo, “estranha” a atribuição do galardão à marroquina.

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer?

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer? novidade

A exposição, intitulada «Mês de Maio. Mês de Maria», que tem por curador o Prof. José Abílio Coelho, historiador, da Universidade do Minho, conta com as principais ‘apresentações’ de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo em escultura e pintura, que se encontram dispersas por igrejas e capelas do arciprestado de Póvoa de Lanhoso. Divulgamos o texto, da autoria do Padre Joaquim Félix, publicado no catálogo da exposição  «A Senhora do Rosário no Arciprestado Povoense».

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This