AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Foto © Nancy Ayumi

Podcast 7 Céus

Oração para avivar em si o amor de Deus

| 16/06/2023

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os católicos celebram a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, escutamos a “Oração para avivar em si o amor de Deus”, da autoria de Santa Gertrudes, padroeira dos místicos.

Esta festa, assinalada na sexta-feira após a Solenidade do Corpo de Deus, é um convite a entrar no coração de Jesus para n’Ele descansar. “Nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa ‘passar fazendo o bem’ a todos”, escreveu o Papa Francisco na sua conta de Twitter esta sexta-feira, 16 de junho.

A devoção tem origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, França. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo o seu coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim neste sacramento de amor”. Desde que as aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a festa do Sagrado Coração de Jesus.

Mas muitos séculos antes destas aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, já Santa Gertrudes (autora da oração reproduzida neste episódio) teria tido experiências místicas com o Sagrado Coração de Jesus. A mística, nascida em 1256, terá chegado, em duas visões, a reclinar a cabeça sobre o peito de Jesus, ouvindo os batimentos do seu coração. Noutra visão, Santa Gertrudes terá perguntado a São João Evangelista, que também reclinara a cabeça junto ao coração de Cristo durante a Última Ceia, porque motivo não tinha ele escrito nada sobre o coração de Jesus. O apóstolo respondeu que a revelação do Sagrado Coração de Jesus estava reservada para tempos posteriores, quando a frieza do mundo viesse a precisar de modo especial de um reavivamento no amor.

Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Foto © Nancy Ayumi

“Amor, que não só iluminais como divinizais / vinde a mim em vosso poder / vinde dissolver suavemente todo o meu ser.” Foto © Nancy Ayumi.

 

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

 

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: “Oração para avivar em si o amor de Deus”, de Santa Gertrudes

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)

Granados – Oriental – Danza Española No. 2 Performed by Duo Ritchey/Jonesig (Oração)

IMAGEM: Direitos reservados.

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
: setemargens@setemargens.com

 

 

últimos episódios

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This