Podcast 7 Céus

Oração para avivar em si o amor de Deus

| 16 Jun 2023

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os católicos celebram a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, escutamos a “Oração para avivar em si o amor de Deus”, da autoria de Santa Gertrudes, padroeira dos místicos.

Esta festa, assinalada na sexta-feira após a Solenidade do Corpo de Deus, é um convite a entrar no coração de Jesus para n’Ele descansar. “Nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa ‘passar fazendo o bem’ a todos”, escreveu o Papa Francisco na sua conta de Twitter esta sexta-feira, 16 de junho.

A devoção tem origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, França. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo o seu coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim neste sacramento de amor”. Desde que as aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a festa do Sagrado Coração de Jesus.

Mas muitos séculos antes destas aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, já Santa Gertrudes (autora da oração reproduzida neste episódio) teria tido experiências místicas com o Sagrado Coração de Jesus. A mística, nascida em 1256, terá chegado, em duas visões, a reclinar a cabeça sobre o peito de Jesus, ouvindo os batimentos do seu coração. Noutra visão, Santa Gertrudes terá perguntado a São João Evangelista, que também reclinara a cabeça junto ao coração de Cristo durante a Última Ceia, porque motivo não tinha ele escrito nada sobre o coração de Jesus. O apóstolo respondeu que a revelação do Sagrado Coração de Jesus estava reservada para tempos posteriores, quando a frieza do mundo viesse a precisar de modo especial de um reavivamento no amor.

Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Foto © Nancy Ayumi

“Amor, que não só iluminais como divinizais / vinde a mim em vosso poder / vinde dissolver suavemente todo o meu ser.” Foto © Nancy Ayumi.

 

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

 

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: “Oração para avivar em si o amor de Deus”, de Santa Gertrudes

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)

Granados – Oriental – Danza Española No. 2 Performed by Duo Ritchey/Jonesig (Oração)

IMAGEM: Direitos reservados.

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

Lavandeira, Carrazeda de Ansiães

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados novidade

romaria em honra de Santa Eufémia, na aldeia de Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, carrega consigo inúmeros segredos. A festa só tem lugar em meados de setembro, mas foi agora objeto de um estudo publicado na Revista Memória Rural, do Museu da Memória Rural,  que recorda a tradição da carne de porco grelhada (a marrã), das promessas e dos certificados da missa celebrada pelo familiar defunto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This