Oração rezada pela Rainha Santa contra epidemias redescoberta na Síria

| 23 Mar 2021

ícone, Síria

O ícone foi datado entre 1700-1710. Representa a mãe de Jesus, representada de frente e ligeiramente voltada para a esquerda, com o filho ao colo, a quem amamenta. Foto: Direitos Reservados

 

Um ícone que está à guarda da Temple Gallery, em Londres, tem uma inscrição em árabe arcaico, que corresponde a uma oração que terá sido rezada também pela Rainha Santa Isabel e pelas Clarissas de Coimbra, no século XIV, quando esta cidade foi atingida pela peste em 1317. De Damasco, a oração chegou a Portugal e, agora, “regressou” à Síria.

A história foi contada pela irmã Maria Lúcia Ferreira, conhecida como irmã Myri, monja portuguesa do Mosteiro de São Tiago Mutilado, em Qara (Síria), ao serviço de informação da fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

A superiora do mosteiro, a irmã Agnès de La Croix, foi chamada a decifrar inscrições em alguns ícones, uma vez que é perita em restauro destas imagens desde que iniciou a sua vida religiosa no Carmelo de Harissa, no Líbano.

A inscrição num dos ícones, em árabe arcaico, foi analisada pela irmã Agnès. É, afinal, o texto de uma oração que teria sido usada no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, quando a cidade foi devastada pela peste em 1317. A tradição das freiras clarissas de Coimbra dizia que o texto lhes tinha sido “oferecido” por São Bartolomeu, escrito num cartão, numa aparição do apóstolo ao mosteiro.

O mosteiro, que tinha sido restaurado três anos antes por Isabel de Aragão, mulher do rei D. Dinis, foi poupado à epidemia, conta a história. A Rainha Santa, que seria canonizada pelo Papa Urbano VIII em 1625, morreria no mosteiro, depois de para ele se ter retirado.

O ícone analisado agora em Qara foi datado entre 1700-1710. Representa a mãe de Jesus, representada de frente e ligeiramente voltada para a esquerda, com o filho ao colo, a quem amamenta. De cada lado da composição central estão dois anjos de joelhos. Na parte inferior está o texto, uma prece à Mãe de Deus para implorar a sua proteção contra a epidemia:

Estrela do céu,
que amamentou o Senhor,
derrotou a praga mortal plantada
pelo primeiro pai dos homens.
Que esta estrela se digne agora
reter os corpos celestes
cujas batalhas afligem o povo
pelas cruéis feridas da morte.”

A oração, conta a irmã Myri, citada pela mesma fonte, teria sido composta por São Pedro de Damasco, contemporâneo de São João Damasceno, quando houve no século VIII uma grande peste. E foi escrita no ícone do início do século XVIII porque Alepo também enfrentava por vezes vagas epidémicas de peste bubónica.

Entretanto adoptada pelas irmãs do mosteiro de Qara – que lhe atribuem até o facto de um surto de covid na região ter diminuído… – a oração conclui:

Ó mais piedosa estrela do mar,
salvai-nos da epidemia.
Ouvi-nos, Nossa Senhora,
porque o vosso filho que vos honra
não vos pode recusar nada.
Salvai-nos, ó Jesus,
por quem a Virgem Mãe vos reza.
Rogai por nós, piedosa Mãe de Deus.
Vós que quebrastes a cabeça da serpente,
socorrei-nos.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This