
Marcelo Rebelo de Sousa com o cardeal António Marto e o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga. Foto © Rui Ochoa / Presidência da República
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, condecorou o cardeal D. António Marto e D. Jorge Ortiga com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.
A cerimónia de entrega da distinção ao bispo emérito de Leiria-Fátima e ao arcebispo emérito de Braga decorreu dia 18, informa uma nota divulgada pela página online da Presidência da República. “Quem me conhece sabe que eu não procuro reconhecimentos nem louvores públicos. Mas devo dizer, com sinceridade, que aceito e me sinto honrado com a distinção que o senhor presidente da República quis ter para com a minha pessoa” afirmou D. António Marto, em nota enviada pelo Santuário de Fátima.
O bispo emérito sublinhou que esta distinção “não é individual”. “Quem recebe esta distinção é antes de mais o Santuário de Fátima, que durante o centenário reafirmou a sua relevância e o seu peso quer para a Igreja em Portugal, quer para o mundo, quer para toda a humanidade pela atualidade da sua Mensagem”, destacou, saudando “os responsáveis, colaboradores e, principalmente, aos peregrinos” da Cova da Iria.
A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem “houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.