AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

A Igreja de Sião, situada à beira da Baía de Disko, no oeste da Gronelândia, foi construída em 1779. Foto Claus GrueWCC
A Igreja de Sião, situada à beira da Baía de Disko, no oeste da Gronelândia, foi construída em 1779. Foto © Claus Grue/WCC

Apelo público

Organização católica Justiça e Paz Europa: “Que a Gronelândia seja respeitada e protegida”

| 21/01/2026

Os co-presidentes da organização católica Justiça e Paz Europa acabam de publicar uma declaração a expressar “profunda solidariedade com o povo da Gronelândia” e a lembrar que esta “não é apenas um território estratégico, mas a pátria de um povo com uma cultura e uma língua distintas e uma profunda relação com a sua terra e com a Criação, que deve ser respeitada e protegida”.

Para o arcebispo francês Antoine Hérouard e para Maria Hammershoy – que além de co-presidente da Justiça e Paz Europa é secretária-geral da Cáritas Dinamarca – não restam dúvidas de que “todos os povos possuem uma dignidade inerente e o direito de moldar o seu futuro com liberdade e responsabilidade”.

Assim, face a um momento marcado na região “pelas alterações climáticas e por crescentes interesses geopolíticos e desafios sociais”, os responsáveis católicos apelam a “todos os agentes de boa vontade” para que “se unam ao povo da Gronelândia, protejam a sua dignidade, salvaguardem a Criação e promovam caminhos pacíficos e justos para um futuro marcado pela esperança, segurança e harmonia”.

Citando a mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz 2026, os co-presidentes da Justiça e Paz Europa, pedem uma paz “desarmada e desarmante”, uma paz “que rejeita a dominação e o medo e, em vez disso, promove a confiança, o diálogo e o respeito pela dignidade humana”. E unem-se às mensagens expressas pelos líderes cristãos da Gronelândia [ver 7MARGENS], “nos seus apelos ao respeito pelos direitos inalienáveis do povo”.

“As decisões que afetam a Gronelândia devem, portanto, ser guiadas pela participação significativa, pelo diálogo e pela primazia do bem comum”, concluem.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This