
O cardeal Luis Antonio Tagle, actual prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, a receber o Manifesto da Geração Laudato Si’, do MCGC. O Movimento dá agora outro passo, ao assinar o compromisso sobre os combustíveis fósseis. Foto © MCGC.
Um conjunto de organizações católicas assina, nesta quarta-feira, 19 de Maio, um compromisso de desinvestimento em combustíveis fósseis, assinalando a Semana Laudato Si’, convocada pelo Papa e o Vaticano.
O Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC) sublinha que as várias instituições se unem a dezenas de organismos que já responderam ao convite da Santa Sé, que em Junho de 2020 publicou um conjunto de directrizes ambientais, nas quais se inclui o desinvestimento em combustíveis fósseis como “uma escolha ética”.
As orientações sugerem que os compromissos éticos das instituições católicas devem “evitar o apoio a empresas que prejudicam a ecologia humana ou social (por exemplo, aborto e armas) e ecologia ambiental (por exemplo, combustíveis fósseis)”. Nestas últimas, incluem-se, por exemplo, indústrias poluidoras do ar e da atmosfera.
Um total de 190 instituições católicas no mundo inteiro já desinvestiram em combustíveis fósseis, de acordo com o MCGC, que promove um programa de desinvestimento e reinvestimento.
A proposta é acompanhada por um “guia de investimento ético”, numa visão abrangente do desinvestimento em combustível fóssil escrito sob uma perspetiva católica.
“Inspire-se com estudos de casos de desinvestimento católico, histórias, reais sobre instituições que se juntaram a este movimento em rápido crescimento”, desafia o Movimento Católico Global pelo Clima.










