Workshop presencial e online

Originalidade e dignidade do humano em debate no Vaticano

| 28 Nov 2023

Cartaz workshop multidisciplinar sobre o tema “Humano. Significados e desafios”

O workshop, que se realiza presencialmente no Centro de Congressos Augustinianum, em Roma, pode também ser seguido online.

 

A Pontifícia Academia para a Vida organiza, em 12 e 13 de fevereiro de 2024, um workshop multidisciplinar sobre o tema “Humano. Significados e desafios”, com especialistas de diferentes partes do mundo, que pode ser acompanhado à distância, mediante inscrição.

A iniciativa visa refletir sobre a urgência de colocar o foco na originalidade e dignidade da condição humana, perante a velocidade e alcance de avanços científicos, nomeadamente no campo da genética e das tecnologias reprodutivas, entre outros.

O programa inclui, no primeiro dia, a lição inaugural sobre “Antropologias para testar a modernidade”, pelo filósofo William Desmond, da Bélgica. Segue-se a primeira sessão sobre “o ser humano na era tecnocientífica, a partir de diferentes cenários multidisciplinares”. A segunda sessão plenária é dedicada ao tema “Originalidade e responsabilidade humana” e compõe-se de dois painéis: um sobre a originalidade humana e outro intitulado “Da dominação à responsabilidade: repensando o centrismo humano”. A terceira plenária versa o tema “Corpo e alma, coração e consciência, mente e vontade”.

O workshop, que se realiza presencialmente no Centro de Congressos Augustinianum, em Roma, pode também ser seguido online, com traduções simultâneas para inglês, francês, espanhol e italiano. As condições da inscrição, a fazer até 31 de janeiro, podem ser consultadas no site dedicado da Academia.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This