Os Caminhos de Santiago que levam a Fátima

| 15 Mai 2021

Caminhos de Santiago, Caminhos de Fátima, peregrinação,

“Não deixamos ninguém para trás.” Foto captada do vídeo.

 

Há palavras que podem definir o caminho: amizade, crescimento pessoal e espiritual, paixão… ou, simplesmente, dizer que “é como a vida, cheio de altos e baixos e desafios”. Três peregrinos de Santiago de Compostela – a arquitecta e docente Florbela Ferreira, a produtora de açafrão Luísa Amorim e o engenheiro civil Diogo Carmo – meteram-se ao Caminho.

A jornalista Margarida Martins, da TVI, acompanhou-os até Fátima, nas primeiras cinco etapas através dos Caminhos do Tejo, a partir de Lisboa. Esta rota, evitando estradas nacionais e como dirá a repórter, mostra a força da natureza animal, a força da natureza vegetal e, por vezes, também a força das tempestades – como foi o caso da “Lola”, na terceira etapa, 34 quilómetros que levam da Azambuja a Santarém.

Para trás já tinham ficado o percurso de Lisboa a Vila Franca de Xira (32 quilómetros, com saída do Parque das Nações), sempre à beira-rio, e entre Vila Franca à Azambuja (19 quilómetros). Depois de Santarém, atingem-se os Olhos d’Água e a nascente do Alviela (28 quilómetros) e, finalmente, Fátima, após mais outros 28 quilómetros.

“Deixam-se pelos caminhos as pedras do dia a dia”, dirão os peregrinos, que depositam pedrinhas em cima dos marcos do Caminho, sinalizado com setas amarelas (para Santiago) e azuis (para Fátima). Se é verdade que os pontos de apoio ainda não são abundantes, também é verdade que isso não impede cada vez mais pessoas o percorrerem. Mas, testemunha o senhor Francisco Torres já na quarta etapa, os estrangeiros têm estado ausentes nos últimos meses, por causa da pandemia.

“Em cada pedra da natureza encontramos um sinal”, dirá Luísa Amorim. “Não deixamos ninguém para trás”, acrescenta Florbela Ferreira. E Diogo Carmo incentiva, rumo a Santiago: “Mais 440!”

A reportagem Os Caminhos de Santiago que levam a Fátima, com imagem de José Chorão e Pedro Soares, e edição de imagem de Carlota Paim, pode ser vista na TVI Player.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This