
A Tearfund, que promoveu o inquérito, é uma organização internacional cristã de desenvolvimento e ação humanitária. Foto © tearfund.org
Entre os britânicos que se consideram não-religiosos, 20 por cento reza a Deus, revela uma sondagem da Tearfund, divulgada a 14 de janeiro pelo jornal inglês The Independent.
O estudo conclui também que mais de metade dos adultos no Reino Unido rezam, ainda que de forma esporádica. Entre eles, apenas um em cada cinco reza regularmente num local de culto, pois a maioria prefere fazê-lo antes de dormir ou durante as suas atividades diárias.
Mais de dois terços dos entrevistados apontaram a família como a razão para as suas orações, enquanto 40 por cento disseram rezar para agradecer a Deus. Entre os não religiosos, a crise pessoal e o desespero tendem a ser o que leva a maioria das pessoas a orar, com um quinto dos entrevistados a considerar a oração como um “último recurso”.
Isabelle Hamley, capelã de Cantuária, comentou a The Guardian que a oração é “uma linha de comunicação com Deus. Muitas pessoas são levadas a rezar em algum momento de suas vidas, mesmo que não sejam religiosas. Orar espontaneamente é estender a mão.”